Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19645
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luisanevesmartinellividal.pdf414.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Ana Paula Dessupoio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0516582760531230pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Wedencley Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918620321007057pt_BR
dc.creatorVidal, Luísa Neves Martinelli-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T12:21:49Z-
dc.date.available2025-10-22T12:21:49Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19645-
dc.description.abstractThe present work aims to elaborate reflections on a fictionalized staging, through the association of the concepts of fictionalized memory and staging in documentary, seeking dialogues and complements on related themes such as memory, mise-en-scéne and autofiction. Based on this theoretical trajectory, the work Serras da dados (Tonacci: 2006) will be analyzed as a means of deepening and maturing the concepts, to ultimately report on a practical experience about the short film Paju (Camurça: 2024), the result of Nina Camurça's Course Completion Work, which included the active participation of the author, as producer and director of photography.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa elaborar reflexões acerca de uma encenação ficcionalizante, por meio da associação dos conceitos de ficcionalização da memória e encenação no documentário, buscando diálogos e complementos em temas relacionados como memória, mise-en-scéne e autoficção. A partir dessa trajetória teórica será analisada a obra Serras da desordem (Tonacci: 2006) como um meio de aprofundar e amadurecer os conceitos, para, enfim, realizar um relato de uma experiência prática sobre o curta Paju (Camurça: 2024), resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da Nina Camurça, que contou com a participação ativa da autora, como produtora e diretora de fotografia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFicção da Memóriapt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectMemory Fictionpt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectAutofictionpt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleEncenação ficcionalizante da memória no cinema documental: relato de experiência com a encenação documental em “Paju”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons