Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19644
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
annajuliaalmeidalourenço.pdf915.45 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Cristiano José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088876547211993pt_BR
dc.contributor.referee2Lima , Marília Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375345488079320pt_BR
dc.creatorLourenço, Anna Júlia Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7727227287614280pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T12:18:15Z-
dc.date.available2025-10-22T12:18:15Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19644-
dc.description.abstractThis course conclusion work aimed to analyze the direction of the film “Ela Volta na Quinta”, by André Novais Oliveira, and investigate the devices used by the director to give documentary characteristics to his works, blurring the boundaries between the real and the fictional. The analysis focused on the script, the composition of the shots and the direction of actors, exploring how these elements contribute to a narrative that is simultaneously authentic and stylistically elaborate. The study seeks to observe how Novais Oliveira manages to create a work that, at the same time, embraces and questions the conventions of documentary and fiction, offering a rich and complex vision of life on the outskirts of Contagem - MG.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a direção do filme “Ela Volta na Quinta”, de André Novais Oliveira, e investigar os artifícios utilizados pelo diretor para conferir características documentais às suas obras, desfocando as fronteiras entre o real e o ficcional. A análise concentrou-se no roteiro, na composição dos planos e na direção de atores, explorando como esses elementos contribuem para uma narrativa que é simultaneamente autêntica e estilisticamente elaborada. O estudo busca observar como Novais Oliveira consegue criar uma obra que, ao mesmo tempo, abraça e questiona as convenções do documentário e da ficção, oferecendo uma visão rica e complexa da vida na periferia de Contagem - MG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAndré Novais Oliveirapt_BR
dc.subjectDireçãopt_BR
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_BR
dc.subjectTeatralidadept_BR
dc.subjectDirectionpt_BR
dc.subjectSelf-representationpt_BR
dc.subjectTheatricalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleEla volta na quinta: a autorrepresentação teimosa e realista do "eu" no cinema de André Novaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons