https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19633
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
laurafonsecasilva.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cheves, Ana Paula Dessupoio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0516582760531230 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magnolo, Talita Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2505919701713031 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Campos, Monique Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1846289544558173 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Laura Fonseca | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7259986075424442 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T12:35:08Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T12:35:08Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19633 | - |
dc.description.abstract | This theoretical and practical research investigates photography as a tool for the symbolic reconstruction of female identity, through the analysis of photographic essays conducted with women in the Fresco Mulher project. The study is grounded in the understanding that the body is a social and cultural construction shaped by normative discourses, as proposed by Le Breton (2006) and Mauss (2003). Adopting a qualitative and exploratory approach, and supported by authors such as Hall (2003), Butler (2003) and Goldenberg (2007), the research discusses identity, gender performance, and the representation of the female body in images. Drawing on a theoretical framework that considers photography as both a memory device (Sontag, 1977; Kossoy, 2001) and a medium of subjective expression, this work examines the impact of images on women’s self-esteem and self-image. The memorial involves three photographic essays; participant selection was based on age, diversity, and individual motivations for seeking the photographic experience. The analysis takes into account both the aesthetic choices of photography and the participants’ reflections and reactions after receiving the photographs. Authors such as Gurgel (2021), Ribeiro (2025) and Braga (2006) help to understand how the photographic essay can transcend the aesthetic sphere, assuming therapeutic, political, and subjective roles. Thus, photography is configured not only as a visual representation but also as a process of listening, welcoming, and reconnection with one’s own identity. In this context, the female photographic essay emerges as a space of empowerment and symbolic reconstruction. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teórica e prática investiga a fotografia como ferramenta de reconstrução simbólica da imagem feminina, a partir da análise de ensaios realizados com mulheres no projeto Fresco Mulher. A pesquisa se fundamenta na compreensão de que o corpo é uma construção social e cultural, atravessado por discursos normativos, conforme Le Breton (2006) e Mauss (2003). A investigação adota uma abordagem qualitativa e exploratória, amparada por autores como Hall (2003), Butler (2003) e Goldenberg (2007), discutindo identidade, performance de gênero e representação do corpo feminino nas imagens. Percorrendo um caminho teórico que compreende a fotografia como dispositivo de memória (Sontag, 1977; Kossoy, 2001) e meio de expressão subjetiva, o trabalho analisa o impacto das imagens na autoestima e na autoimagem de mulheres. O memorial envolve três ensaios fotográficos, a escolha das participantes teve como critério a idade das participantes, diversidade e as motivações individuais na busca do ensaio fotográfico. Nessa análise foram consideradas tanto as escolhas estéticas da fotografia, quanto as falas e reações das participantes após a entrega das fotos. Autores como Gurgel (2021), Ribeiro (2025) e Braga (2006) ajudam a compreender como o ensaio pode ultrapassar a esfera estética e assumir um papel terapêutico, político e subjetivo. Assim, a fotografia se configura não apenas como representação visual, mas como processo de escuta, acolhimento e reconexão com a própria identidade. O ensaio feminino, nesse contexto, revela-se como um espaço de empoderamento e reconstrução simbólica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Imagem feminina | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Ensaio fotográfico | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Female image | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Photo session | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Fotografia, memória e corpo: um olhar para o projeto Fresco Mulher | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License