Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19624
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
laiseduardaalvesdasilva.pdfPDF/A2.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O animal religioso: a emergência da excepcionalidade humana de pensar religião
Autor(es): Silva, Lais Eduarda Alves da
Orientador: Souza, Humberto Araujo Quaglio de
Miembros Examinadores: Noé, Sidnei Vilmar
Miembros Examinadores: Cruz, Eduardo Rodrigues da
Resumo: A presente dissertação investigou a excepcional capacidade humana de conceber religião, a partir de uma perspectiva biológica e evolutiva. Adotou-se uma abordagem metodológica interdisciplinar, integrando contribuições da neurociência, arqueologia, antropologia biológica e reflexões filosóficas sobre a natureza da religiosidade. A pesquisa demonstra que, embora o cérebro humano não seja o maior entre os animais, possui a maior quantidade de neurônios no córtex cerebral, característica sem precedentes em outras espécies. Esse elevado número de neurônios tornou-se viável graças ao desenvolvimento do ato de cozinhar com fogo, prática exclusivamente humana que possibilitou a maximização da absorção calórica dos alimentos, superando os limites energéticos impostos por dietas cruas. O córtex cerebral é a região responsável por funções como linguagem, planejamento, tomada de decisões, pensamento abstrato e elaboração de estratégias, habilidades que possibilitam a cooperação social em larga escala e com grande flexibilidade, o que foi determinante para o sucesso evolutivo da espécie humana. Essa complexidade cognitiva permitiu também o surgimento da religião, compreendida como uma manifestação do pensamento abstrato. Em diálogo com a filosofia de Ludwig Feuerbach, sustenta-se que a religião é uma construção simbólica resultante da projeção de desejos, temores e ideais humanos, refletindo a própria essência da humanidade. Essa articulação de fatores fornece uma explicação naturalista e materialista para a emergência do pensamento religioso, afastando-se de concepções sobrenaturais e situando o ser humano como um primata que desenvolveu, ao longo de sua evolução, capacidades cognitivas únicas que permitiram pensar para além do mundo físico. Com isso, o estudo contribui para o fortalecimento do diálogo entre as ciências biológicas e as ciências da religião, ressaltando a importância de abordagens integradas para a compreensão da natureza humana.
Resumen : This dissertation investigated the exceptional human capacity to conceive religion from a biological and evolutionary perspective. An interdisciplinary methodological approach was adopted, integrating contributions from neuroscience, archaeology, biological anthropology, and philosophical reflections on the nature of religiosity. The research demonstrates that, although the human brain is not the largest among animals, it possesses the highest number of neurons in the cerebral cortex, a characteristic unprecedented in other species. This elevated number of neurons became viable thanks to the development of cooking with fire, an exclusively human practice that enabled the maximization of caloric absorption from food, surpassing the energetic limits imposed by raw diets. The cerebral cortex is the region responsible for functions such as language, planning, decision-making, abstract thinking, and strategic elaboration — skills that enable large-scale and highly flexible social cooperation, which was decisive for the evolutionary success of the human species. This cognitive complexity also allowed for the emergence of religion, understood here as a manifestation of abstract thought. In dialogue with the philosophy of Ludwig Feuerbach, it is argued that religion is a symbolic construction resulting from the projection of human desires, fears, and ideals, reflecting the very essence of humanity. This articulation of factors provides a naturalistic and materialistic explanation for the emergence of religious thought, distancing itself from supernatural conceptions and situating the human being as a primate that, throughout its evolution, developed unique cognitive capacities allowing it to think beyond the physical world. Thus, this study contributes to strengthening the dialogue between the biological sciences and the sciences of religion, highlighting the importance of integrated approaches to understanding human nature.
Palabras clave : Excepcionalidade humana
Evolução cerebral
Capacidade cognitiva
Pensamento abstrato
Religiosidade
Human exceptionality
Brain evolution
Cognitive capacity
Abstract thinking
Religiosity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19624
Fecha de publicación : 27-jun-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons