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Clase: Tese
Título : Sertão de resistência: reverberações de Canudos em fotografias, literatura e cinema
Autor(es): Soares, Gilmara Moreira
Orientador: Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida
Co-orientador: Fernandes, Camila do Valle
Miembros Examinadores: Faria, Alexandre Graça
Miembros Examinadores: Pereira, Edimilson de Almeida
Miembros Examinadores: Dias, André Luiz de Freltas
Miembros Examinadores: Costa, Ísis Barra
Resumo: Através desta tese de doutorado, propomo-nos analisar as representações do sertão nordestino por meio de representações literárias, fotográficas e cinematográficas, que produzem, cada qual, modos distintos de compreensão histórica e, mais, de locais de memória (Pierre Nora) nos quais se figuram a história e o imaginário, impetrados de modo condicionado. Considerando especialmente reflexões sobre representação, cultura e identidade, observamos de que modo se dá a consolidação das regularidades discursivas (Michel Foucault) a respeito desse espaço que forjam uma narrativa de resistência. Ao investigarmos essas representações, identificamos o sertão como uma categoria discursiva demarcada por perspectivas que se configuram a partir da discussão da ideia de nação e cuja relação com Canudos apresenta-se como incontornável. Desse modo, com o intuito de abordar e problematizar como cada uma dessas representações revela uma determinada forma de enxergar o sertão e compreendendo a dimensão complexa dessa discussão, buscou-se alinhar tais objetivos a partir do seguinte recorte de corpus: o livro de fotografias “Canudos 100 anos” (1997), de Evandro Teixeira, e a exposição “Morro da Favela à Providência de Canudos” (2017), de Maurício Hora, produções fotográficas; A casca da serpente (1994), de José J. Veiga, e O pêndulo de Euclides (2009), de Aleilton Fonseca, produções literárias; Narradores de Javé (2003), roteiro de Eliane Caffé e Luis Alberto de Abreu e direção de Eliane Caffé, e Bacurau (2019), escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, produções fílmicas. A análise aponta para a existência de reinvenções e ressignificações dos discursos acerca do sertão por meio de “reverberações de Canudos”, a partir da revisão da memória e da narrativa histórica sertaneja com representações que “escovam a história à contrapelo” os discursos oficiais e legitimam novas formas de saber e vivências, construindo, assim, um repertório de resistência acerca do universo sertanejo que transitam entre os binôminos “lembrar/reparar” e “contestar/resistir”.
Resumen : Through this doctoral dissertation, we propose to analyze representations of the Brazilian Northeast backlands (sertão) by means of literary, photographic, and cinematic cultural portrayals, each producing distinct modes of historical understanding and, furthermore, forming sites of memory in which history and imagination are constructed in a conditioned manner. Drawing particularly on reflections about representation, culture, and identity, we examine how discursive regularities concerning this space are consolidated, forging a narrative of resistance. By investigating these representations, we identify the sertão as a discursive category shaped by perspectives grounded in the broader debate around the idea of nationhood, with its connection to Canudos emerging as an unavoidable reference. In order to explore and problematize how each of these representations reveals a particular way of perceiving the sertão—while acknowledging the complexity of such discussions—we structured the research around the following corpus: the photographic book Canudos 100 Anos (1997) by Evandro Teixeira, and the exhibition Do Morro da Favela à Providência de Canudos(2017) by Maurício Hora, both photographic works; the literary texts A casca da serpente (1994) by José J. Veiga, and O pêndulo de Euclides (2009) by Aleilton Fonseca; and the films Narradores de Javé (2003), written by Eliane Caffé and Luis Alberto de Abreu and directed by Eliane Caffé, and Bacurau (2019), written and directed by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles. The analysis points to the existence of reinventions and resignifications of discourses about the sertão through “reverberations of Canudos,” by revisiting backlands memory and historical narratives with representations that “brush history against the grain” of official discourses, legitimizing new forms of knowledge and experience. In doing so, these works build a repertoire of resistance centered on the sertão, moving between the binaries of “remember/repair” and “challenge/resist.”
Palabras clave : Sertão
Representação
Fotografia
Literatura
Cinema
Representation
Photography
Literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19574
Fecha de publicación : 28-ago-2025
Aparece en las colecciones: Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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