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dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorPedrosa, Maria Eduarda Alvim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544586613050312pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T11:21:56Z-
dc.date.available2025-10-07-
dc.date.available2025-10-08T11:21:56Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19536-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the production of a set of tasks, theoretically and methodologically referenced grounded, for teaching the notion of proportion to Elementary School students, as part of the process of developing proportional thinking within the project to educate them mathematically. The research is characterized as a qualitative research approach,carried out through field research. The theoretical assumptions guiding the process of investigation and development are anchored in the Semantic Fields Model.As an educational product, a set os tasks intended for use in mathematics classrooms was developed.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, fundamentadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de proporção para estudantes do Ensino Fundamental, como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, a ser desenvolvida uma pesquisa de campo. Os pressupostos teóricos que orientam o processo de investigação e desenvolvimento estão ancorados no Modelo dos Campos Semânticos. Como produto educacional, foi elaborado um conjunto de tarefas destinado ao uso nas salas de aula de matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectModelo dos campos semânticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectNoção de proporçãopt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectSemantic fields modelpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectNotion of proportionpt_BR
dc.subjectSchool mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre proporçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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