Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19536
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaeduardaalvimpedrosa.pdfPDF/A3.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
mariaeduardaalvimpedrosa - produtoeducacional.pdf497.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre proporções
Autor(es): Pedrosa, Maria Eduarda Alvim
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Kindel, Dora Soraia
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, fundamentadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de proporção para estudantes do Ensino Fundamental, como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, a ser desenvolvida uma pesquisa de campo. Os pressupostos teóricos que orientam o processo de investigação e desenvolvimento estão ancorados no Modelo dos Campos Semânticos. Como produto educacional, foi elaborado um conjunto de tarefas destinado ao uso nas salas de aula de matemática.
Abstract: This study aims to investigate the production of a set of tasks, theoretically and methodologically referenced grounded, for teaching the notion of proportion to Elementary School students, as part of the process of developing proportional thinking within the project to educate them mathematically. The research is characterized as a qualitative research approach,carried out through field research. The theoretical assumptions guiding the process of investigation and development are anchored in the Semantic Fields Model.As an educational product, a set os tasks intended for use in mathematics classrooms was developed.
Palavras-chave: Educação matemática
Modelo dos campos semânticos
Ensino e aprendizagem
Noção de proporção
Matemática escolar
Mathematics education
Semantic fields model
Teaching and learning
Notion of proportion
School mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19536
Data do documento: 25-Jul-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons