https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19536
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaeduardaalvimpedrosa.pdf | PDF/A | 3.36 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
mariaeduardaalvimpedrosa - produtoeducacional.pdf | 497.73 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Pensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre proporções |
Author: | Pedrosa, Maria Eduarda Alvim |
First Advisor: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Referee Member: | Kindel, Dora Soraia |
Referee Member: | Oliveira, Rosana de |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, fundamentadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de proporção para estudantes do Ensino Fundamental, como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, a ser desenvolvida uma pesquisa de campo. Os pressupostos teóricos que orientam o processo de investigação e desenvolvimento estão ancorados no Modelo dos Campos Semânticos. Como produto educacional, foi elaborado um conjunto de tarefas destinado ao uso nas salas de aula de matemática. |
Abstract: | This study aims to investigate the production of a set of tasks, theoretically and methodologically referenced grounded, for teaching the notion of proportion to Elementary School students, as part of the process of developing proportional thinking within the project to educate them mathematically. The research is characterized as a qualitative research approach,carried out through field research. The theoretical assumptions guiding the process of investigation and development are anchored in the Semantic Fields Model.As an educational product, a set os tasks intended for use in mathematics classrooms was developed. |
Keywords: | Educação matemática Modelo dos campos semânticos Ensino e aprendizagem Noção de proporção Matemática escolar Mathematics education Semantic fields model Teaching and learning Notion of proportion School mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19536 |
Issue Date: | 25-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License