Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19536
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaeduardaalvimpedrosa.pdfPDF/A3.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
mariaeduardaalvimpedrosa - produtoeducacional.pdf497.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Pensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre proporções
Author: Pedrosa, Maria Eduarda Alvim
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Kindel, Dora Soraia
Referee Member: Oliveira, Rosana de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, fundamentadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de proporção para estudantes do Ensino Fundamental, como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, a ser desenvolvida uma pesquisa de campo. Os pressupostos teóricos que orientam o processo de investigação e desenvolvimento estão ancorados no Modelo dos Campos Semânticos. Como produto educacional, foi elaborado um conjunto de tarefas destinado ao uso nas salas de aula de matemática.
Abstract: This study aims to investigate the production of a set of tasks, theoretically and methodologically referenced grounded, for teaching the notion of proportion to Elementary School students, as part of the process of developing proportional thinking within the project to educate them mathematically. The research is characterized as a qualitative research approach,carried out through field research. The theoretical assumptions guiding the process of investigation and development are anchored in the Semantic Fields Model.As an educational product, a set os tasks intended for use in mathematics classrooms was developed.
Keywords: Educação matemática
Modelo dos campos semânticos
Ensino e aprendizagem
Noção de proporção
Matemática escolar
Mathematics education
Semantic fields model
Teaching and learning
Notion of proportion
School mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19536
Issue Date: 25-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons