https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19534
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arthurazevedidasilvafigueiredo.pdf | 5.06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Games como mídia narrativa: análise dos elementos que possibilitam uma experiência interativa e imersiva |
Autor(es): | Figueiredo, Arthur Azevedo da Silva |
Primeiro Orientador: | Nunes Ribeiro, Janaina de Oliveira |
Membro da banca: | Borges Júnior, Eli |
Membro da banca: | Soares , Letícia Perani |
Resumo: | O trabalho analisou os games sob uma perspectiva narratológica, em um esforço de compreender como essa mídia dispõe e apresenta conteúdo narrativo, articulado a partir da interatividade como uma de suas principais características e ferramentas. Visando tal objetivo, foram delimitados os elementos ludológicos e funcionais dos games como sistema, assim como elementos da experiência narrativa vivida nesse meio. Com esses apontamentos foram definidos pontos de interseção permitindo a análise de games a partir de categorias como “regras, estrutura de jogo e narrativa”, “interface e sua inserção no mundo ficcional”, “implementando a interatividade” e “exploração de um ambiente como forma de storytelling”. Foram escolhidos 3 games de natureza distinta para a análise, com o objetivo de identificar semelhanças e divergências entre eles, seus gêneros e estilos, sendo eles: The Last Of Us Part II (2020), Detroit: Become Human (2018) e Hades (2020). Nesse sentido, foram abordados a partir da metodologia de análise de conteúdo de Roque Moraes (1999) que conduziu a primeira identificação de categorias básicas e observação dos objetos a partir delas. O percurso teórico foi conduzido com base no trabalho de autores como Janet Murray (2003), Sebastian Domsch (2013), Marie-Laure Ryan (2001) e Henry Jenkins (2004). |
Abstract: | The work analyzed games from a narratological perspective, in an effort to understand how this media arranges and presents narrative content, articulated from interactivity as one of its main characteristics and tools. Aiming at this objective, the ludological and functional elements of games as a system were delimited, as well as elements of the narrative experience lived in this medium. With these notes, intersection points were defined allowing the analysis of games from categories “rules, game structure and narrative”, “interface and its insertion in the fictional world”, “implementing interactivity” and “exploration of an environment as storytelling”. Three games of different nature were chosen for analysis, with the objective of identifying similarities and divergences between them and their genres and styles, namely: The Last Of Us Part II (2020), Detroit: Become Human (2018) and Hades (2020). In this sense, they were approached using the content analysis methodology of Roque Moraes (1999), which led to the first identification of basic categories and observation of objects based on them. The theoretical path was traced based on the work of authors such as Janet Murray (2003), Sebastian Domsch (2013), Marie-Laure Ryan (2001) and Henry Jenkins (2004). |
Palavras-chave: | Games Mídia Narrativa Interatividade Media Narrative Interactivity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19534 |
Data do documento: | 14-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons