Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19533
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
melinasimaopengo.pdf854.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Salvo , Fernanda Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803224869064285pt_BR
dc.contributor.referee1Winques , Kérley-
dc.contributor.referee1Lattesttp://lattes.cnpq.br/9367380069773042pt_BR
dc.contributor.referee2Mata, Jhonatan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615632494533159pt_BR
dc.creatorPengo, Melina Simão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140231560061383pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T10:49:03Z-
dc.date.available2025-10-08T10:49:03Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19533-
dc.description.abstractThis work was carried out with the aim of studying the construction of the villain Ursula, from the film The Little Mermaid (1989). To do this, it was first necessary to observe the Disney pattern of protagonists and villains and understand where the image of the witch known today comes from. Afterwards, it was necessary to understand how representations arise, and how cinema and the mass media are used to build the popular imagination. Next, it was highlighted what obesity and fatphobia are and the place of fat people, especially women, in different areas, such as fashion, cinema and social media. Furthermore, it was understood what the language of cinema is, how it works and what its elements mean in a narrative. Finally, an analysis was made of Ursula's moments in the film The Little Mermaid, from the perspective of cinematographic language and, thinking about the connection with the first chapters, it was concluded that, despite being a stereotypical witch, she is a fat woman that deviates from the standard of media representations.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a construção da vilã Úrsula, do filme A Pequena Sereia (1989). Para isso, foi preciso primeiro observar o padrão Disney de protagonistas e vilões e perceber de onde vem a imagem da bruxa conhecida atualmente. Depois, foi preciso entender como surgem as representações, e como o cinema e a grande mídia são usados para construir o imaginário popular. Em seguida, foi apontado o que é a obesidade e a gordofobia e qual é o lugar das pessoas gordas, principalmente mulheres, em diferentes áreas, como a moda, o cinema e as redes sociais. Além disso, foi compreendido o que é a linguagem do cinema, como ela funciona e o que seus elementos significam em uma narrativa. Por fim, foi feita uma análise dos momentos da Úrsula, no filme A Pequena Sereia, sob a ótica da linguagem cinematográfica e, pensando na conexão com os primeiros capítulos, foi concluído que, apesar de ser uma bruxa estereotipada, ela é uma mulher gorda que foge do padrão das representações midiáticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura midiáticapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectGordofobiapt_BR
dc.subjectA Pequena Sereiapt_BR
dc.subjectMedia culturept_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectFatphobiapt_BR
dc.subjectThe Little Mermaidpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleCultura midiática e representação: quebra de padrões da bruxa má na animação A Pequena Sereiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons