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dc.contributor.advisor1Americano, Letícia Barbosa Torres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504467740136560pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sigiliano, Daiana Maria Veiga-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0329090470307145pt_BR
dc.contributor.referee1Vardiero, Talison-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8612972342009650pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Eulália Silva-
dc.creatorAlbuquerque, Mariana da Silva Lopes-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-06T13:04:55Z-
dc.date.available2025-10-06T13:04:55Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19526-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the central characteristics of narrative complexity in the series The Last of Us (HBO, 2023 - present). Aired by the American channel HBO, The Last of Us is set in a post-apocalyptic world where an infection caused by a fungus called Cordyceps decimates humanity, turning people into violent creatures. The series addresses themes of survival, connection, and sacrifice, exploring the fragility of human relationships. Coined by Mittell (2012; 2015), the narratological model of narrative complexity encompasses lements such as multiple layers of plot, three-dimensional characters, and unconventional narrative structures, such as flashbacks, irony, and metanarrative. According to the author, narrative complexity requires a cognitive demand from the viewer, who must connect events and understand the nuances of the characters throughout the story. Based on the characteristics of narrative complexity (narratological enjoyment, temporal displacement, the construction of three-dimensional characters, and the use of metanarrative and irony), we analyzed the first season of the series, consisting of nine episodes, aired by HBO between January and March 2023. It is concluded that The Last of Us employs sophisticated narrative strategies, such as flashbacks and the detailing of characters' motivations, to create a dense and emotionally engaging plot. These techniques challenge the viewer to cognitively engage with the story, enriching the television experience. The adaptation not only reinforces the original game material but also expands the fictional universe, taking advantage of the television format to deepen the metatext. The series explores complex narratives and digital culture, showing how different platforms can collaborate to create rich and immersive experiences for the audience.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as características centrais da complexidade narrativa na série The Last of Us (HBO, 2023 - atual). Exibida pelo canal estadunidense HBO, The Last of Us se passa em um mundo pós-apocalíptico onde uma infecção de um fungo chamado Cordyceps dizima a humanidade, transformando pessoas em criaturas violentas. A série aborda temas de sobrevivência, conexão e sacrifício, explorando a fragilidade das relações humanas. Cunhado por Mittell (2012; 2015) o modelo narratológico da complexidade narrativa abarca elementos como as múltiplas camadas de trama, os personagens tridimensionais e as estruturas narrativas não convencionais, como flashbacks, ironia e metalinguagem. Segundo o autor, a complexidade narrativa exige uma demanda cognitiva do telespectador, que precisa conectar eventos e entender as nuances dos personagens ao longo da história. Com base nas características da complexidade narrativa (fruição narratológica, o deslocamento temporal, construção de personagens tridimensionais e metalinguagem e ironia) analisamos a primeira temporada da série, composta por nove episódios, exibida pela HBO entre janeiro e março de 2023. Conclui-se que The Last of Us utiliza estratégias narrativas sofisticadas, como flashbacks e o detalhamento das motivações dos personagens, para criar uma trama densa e emocionalmente envolvente. Essas técnicas desafiam o telespectador a se engajar cognitivamente com a história, enriquecendo a experiência televisiva. A adaptação não apenas reforça o material original do jogo, mas também expande o universo ficcional, aproveitando o formato televisivo para aprofundar o metatexto. A série explora a narrativa complexa e a cultura digital, mostrando como diferentes plataformas podem colaborar para criar experiências ricas e imersivas para o público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectThye Last of Uspt_BR
dc.subjectHBOpt_BR
dc.subjectVídeo gamespt_BR
dc.subjectEras da televisãopt_BR
dc.subjectFicção seriada contemporáneapt_BR
dc.subjectNarrative complexitypt_BR
dc.subjectVideo gamespt_BR
dc.subjectTelevision Eraspt_BR
dc.subjectContemporary serial fictionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleDo videogame para a TV: uma análise da complexidade narrativa da série The Last of Uspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



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