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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Do videogame para a TV: uma análise da complexidade narrativa da série The Last of Us
Autor(es): Albuquerque, Mariana da Silva Lopes
Orientador: Americano, Letícia Barbosa Torres
Co-orientador: Sigiliano, Daiana Maria Veiga
Miembros Examinadores: Vardiero, Talison
Miembros Examinadores: Ramos, Eulália Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as características centrais da complexidade narrativa na série The Last of Us (HBO, 2023 - atual). Exibida pelo canal estadunidense HBO, The Last of Us se passa em um mundo pós-apocalíptico onde uma infecção de um fungo chamado Cordyceps dizima a humanidade, transformando pessoas em criaturas violentas. A série aborda temas de sobrevivência, conexão e sacrifício, explorando a fragilidade das relações humanas. Cunhado por Mittell (2012; 2015) o modelo narratológico da complexidade narrativa abarca elementos como as múltiplas camadas de trama, os personagens tridimensionais e as estruturas narrativas não convencionais, como flashbacks, ironia e metalinguagem. Segundo o autor, a complexidade narrativa exige uma demanda cognitiva do telespectador, que precisa conectar eventos e entender as nuances dos personagens ao longo da história. Com base nas características da complexidade narrativa (fruição narratológica, o deslocamento temporal, construção de personagens tridimensionais e metalinguagem e ironia) analisamos a primeira temporada da série, composta por nove episódios, exibida pela HBO entre janeiro e março de 2023. Conclui-se que The Last of Us utiliza estratégias narrativas sofisticadas, como flashbacks e o detalhamento das motivações dos personagens, para criar uma trama densa e emocionalmente envolvente. Essas técnicas desafiam o telespectador a se engajar cognitivamente com a história, enriquecendo a experiência televisiva. A adaptação não apenas reforça o material original do jogo, mas também expande o universo ficcional, aproveitando o formato televisivo para aprofundar o metatexto. A série explora a narrativa complexa e a cultura digital, mostrando como diferentes plataformas podem colaborar para criar experiências ricas e imersivas para o público.
Resumen : This work aims to analyze the central characteristics of narrative complexity in the series The Last of Us (HBO, 2023 - present). Aired by the American channel HBO, The Last of Us is set in a post-apocalyptic world where an infection caused by a fungus called Cordyceps decimates humanity, turning people into violent creatures. The series addresses themes of survival, connection, and sacrifice, exploring the fragility of human relationships. Coined by Mittell (2012; 2015), the narratological model of narrative complexity encompasses lements such as multiple layers of plot, three-dimensional characters, and unconventional narrative structures, such as flashbacks, irony, and metanarrative. According to the author, narrative complexity requires a cognitive demand from the viewer, who must connect events and understand the nuances of the characters throughout the story. Based on the characteristics of narrative complexity (narratological enjoyment, temporal displacement, the construction of three-dimensional characters, and the use of metanarrative and irony), we analyzed the first season of the series, consisting of nine episodes, aired by HBO between January and March 2023. It is concluded that The Last of Us employs sophisticated narrative strategies, such as flashbacks and the detailing of characters' motivations, to create a dense and emotionally engaging plot. These techniques challenge the viewer to cognitively engage with the story, enriching the television experience. The adaptation not only reinforces the original game material but also expands the fictional universe, taking advantage of the television format to deepen the metatext. The series explores complex narratives and digital culture, showing how different platforms can collaborate to create rich and immersive experiences for the audience.
Palabras clave : Narrativa
Thye Last of Us
HBO
Vídeo games
Eras da televisão
Ficção seriada contemporánea
Narrative complexity
Video games
Television Eras
Contemporary serial fiction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19526
Fecha de publicación : 10-oct-2024
Aparece en las colecciones: Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



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