https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19519
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Tese |
Título : | Os escritos de Maribel Portinari e a dança cênica no Rio de Janeiro (1969 – 2002) |
Autor(es): | Carmo, Franciara Sharon Silva do |
Orientador: | Costa Junior, Martinho Alves da |
Miembros Examinadores: | Costa, Carina Martins |
Miembros Examinadores: | Cerbino, Ana Beatriz Fernandes |
Miembros Examinadores: | Garcia, Emilla Grizende |
Miembros Examinadores: | Ribeiro, Cristiane de Paula |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo central analisar a construção de uma História da Dança elaborada por brasileiros a partir dos materiais publicados pela jornalista e historiadora Maribel Portinari, durante a segunda metade do século XX. Maribel Portinari é uma jornalista brasileira nascida no Rio de Janeiro em 1939. Aos vinte e um anos ela vai estudar em Paris, onde em 1963 se forma em jornalismo pela École Supérieure de Journalisme. Pouco tempo depois de retornar para o Brasil ela começa a trabalhar no jornal O Globo, mas apenas em 1971 ela passa a escrever no segundo caderno do jornal. Era encarregada principalmente por escrever crítica de cinema e matérias sobre dança (textos, críticas e entrevistas). Em um momento mais amadurecido de sua carreira ela produz duas obras: Nos Passos da Dança (1985), obra na qual ela faz um conglomerado de algumas de suas próprias entrevistas e pesquisas (as que ela considera mais importantes), publicada em livro pela editora Nova Fronteira; e logo após também publica por esta editora a obra História da Dança (1989), na qual ela elabora um panorama da História da Dança onde destaca elementos da dança do século XX vinculados às técnicas do Balé Clássico e da Dança Contemporânea. Nos anos 2000, em contribuição a um projeto do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, publica três biografias: Eugenia Feodorova: a Dança de Alma Russa (2001), Dennis Gray: Eterno em Cena (2001) e Bertha Rosanova: nossa Primeira Odete-Odille (2002). Ao pensarmos em Maribel Portinari, um nome que pode ser desconhecido para alguns, podemos ver nessas linhas sua importância para a História da Dança no Brasil, como uma crítica que participou deste processo e uma pesquisadora que se preocupou em registrar em português trabalhos que tinham como cerne a divulgação deste viés da História em terras brasileiras. Partimos do pressuposto de que através do entendimento das publicações de Maribel Portinari que envolviam a dança podemos vislumbrar um aspecto que condiz com a sociedade e a cultura brasileira da segunda metade do século XX. |
Resumen : | The central objective of this study is to analyze the construction of a History of Dance created by Brazilians through materials published by journalist and historian Maribel Portinari, during the second half of the 20th century. Maribel Portinari is a Brazilian journalist born in Rio de Janeiro in 1939. At the age of twenty-one she went to study in Paris, where in 1963 she graduated in journalism from École Supérieure de Journalisme. Shortly after returning to Brazil, she began working at the newspaper O Globo, but only in 1971 did she start writing in the newspaper's second section. She was mainly responsible for writing film criticism and articles about dance (texts, reviews and interviews). At a more mature moment in her career she produced two works: Nos Passos da Dança (1985), a work in which she makes a conglomeration of some of her own interviews and research (those that she considers most important), published in a book by Nova Fronteira; and soon after, she also published the work História da Dança (1989), in which she elaborates an overview of the History of Dance, highlighting elements of 20th century dance linked to the techniques of Classical Ballet and Contemporary Dance. In the 2000s, in contribution to a project by the Municipal Theater of Rio de Janeiro, he published three biographies: Eugenia Feodorova: a Dança de Alma Russa (2001), Dennis Gray: Eterno em Cena (2001) e Bertha Rosanova: nossa Primeira Odete-Odille (2002). When we think about Maribel Portinari, a name that may be unknown to some, we can see in these lines her importance for the History of Dance in Brazil, as a critic who participated in this process and a researcher who was concerned with recording in Portuguese works that had as the dissemination of this bias in History in Brazilian lands is central. We start from the assumption that through understanding Maribel Portinari's publications that involved dance we can glimpse an aspect that matches Brazilian society and culture in the second half of the 20th century. |
Palabras clave : | Maribel Portinari História Arte Dança Imprensa Sociedade History Art Dance Press Society |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19519 |
Fecha de publicación : | 3-sep-2025 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em História (Teses) |
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