Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19514
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
juliafigueiraperrotti.pdf5.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O ethos coreano: a forma expressa do Han no cinema de Kim Ki-Duk
Autor(es): Perrotti, Júlia Figueira
Orientador: Savernini, Érika
Miembros Examinadores: Borges Júnior, Eli
Miembros Examinadores: Martins, Jeferson
Resumo: O han é um termo presente na cultura coreana utilizado para descrever um sentimento único ligado à história do país e vivência de seu povo. A manifestação do han acompanha a sociedade da Coreia desde o período de dominação pelo Japão, passando pelos governos militares e até os dias atuais. O presente trabalho objetiva identificar se há a materialização do conceito de han e por qual forma ele é expresso nas obras audiovisuais do diretor sul-coreano Kim Ki-duk. Para tal fim, foi realizada a análise fílmica das obras de Kim Ki-duk “Casa Vazia” (Bin-jip, 2004), “Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera” (Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom, 2003) e “Amen” (2011). Sob essa ótica, o han se mostrou articulável tanto através do aspecto narrativo quanto na elaboração da linguagem formal dessas obras do diretor.
Resumen : Han is a term present in Korean culture used to describe a unique feeling linked to the country's history and the experience of its people. The manifestation of the han accompanies Korean society from the period of domination by Japan, through the military governments and to the present day. The present work aims to identify if there is a materialization of the concept of han and in what way it is expressed in the audiovisual works of the South Korean director Kim Ki-duk. To this end, a bibliographic review of authors related to the subject was carried out, as well as a film analysis of Kim Ki-duk's works “3-Iron” (Bin-jip, 2004), “Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring” (Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom, 2003) and “Amen” (2011). From this perspective, the han proved to be articulable both through the narrative aspect and in the elaboration of the formal language of these works by the director.
Palabras clave : Forma fílmica
cinema sul-coreano
Kim Ki-duk
Filosofia
Han
Filmic form
South Korean cinema
Philosophy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19514
Fecha de publicación : 10-ago-2023
Aparece en las colecciones: Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons