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Type: Tese
Title: “O Grande irmão está observando você”: o controle do pensamento na educação contada pelo “Projeto de Nação”
Author: Carmo, Jairo Moratório do
First Advisor: Garcia-Reis, Andreia Rezende
Co-Advisor: Santos, Catarina de Almeida
Referee Member: Souza, Maria Zélia Maia de
Referee Member: Botelho, Laura Silveira
Referee Member: Alves, Miriam Fábia
Referee Member: Mascarenhas, Aline Daiane Nunes
Resumo: Esta tese desenvolve a análise textual-discursiva do “Projeto de Nação: o Brasil em 2035”, documento lançado em fevereiro de 2022 pelos institutos Sagres, Federalista e General Villas Bôas. O texto apresenta, entremeada a uma narrativa prospectiva, uma série de propostas para o país, visando, segundo ele, à construção de um futuro melhor para a nação. Filiada ao paradigma interpretativista, a pesquisa investiga o programa de educação escolarizada traçado na propositura, a fim de expressar o discurso produzido por ele acerca da educação básica. Para tanto, segmentos textuais do “Projeto de Nação” foram correlacionados à Constituição Federal e a legislações vigentes que são garantidoras do direito à educação, a fim de verificar a legalidade das propostas e desvelar os fundamentos que se organizam na sua sustentação. Orientado teoricamente pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006; Bronckart, 2008), o estudo considera que a construção e a reconstrução do pensamento consciente do indivíduo se dão por intermédio das atividades, do psiquismo humano e dos processos de mediação, especialmente os linguageiros, fazendo com que a linguagem assuma função central nas relações sociais. Como procedimento de análise dos dados, faz-se uso do Movimento de Organização Temática (Bronckart, 2008; Bulea Bronckart, 2010), por meio dos Segmentos de Orientação Temática (SOT) e Segmentos de Tratamento Temático (STT), que permitem relacionar tópicos e subtópicos ao tema da educação escolarizada. Definiu-se como orientação temática para análise do “Projeto de Nação” o SOT “Gestão da Educação Básica”, que se desdobra no encapsulamento de quatro Sub-SOTs: (1) Princípios ideológicos; (2) Gestão do sistema escolar e da escola; (3) Currículo escolar e (4) Formação docente. A convergência de segmentos temáticos ligada a cada Sub-SOT é tabulada em STTs que evidenciam como os temas são efetivamente tratados. Além dos Sub-SOTs assinalados, os silenciamentos acerca de temas urgentes da educação são abordados por meio de uma análise reversa, na qual o arcabouço legal sobre a educação brasileira orientou a reflexão sobre o seu apagamento. A análise dos STTs identificados no discurso do “Projeto de Nação” busca legitimação na literatura, por meio do clássico “1984”, de George Orwell, e nos saberes práticos procedentes da experiência docente do pesquisador. A pesquisa demonstra que o “Projeto de Nação” atua como um artefato na ofensiva contra o pensamento progressista na educação do país, encarcerando o processo educativo e seus sujeitos em um contexto de subordinação da educação brasileira ao neoliberalismo e à militarização. O projeto transforma escolas e professores em instrumentos de controle e obediência, fragiliza a autonomia docente e a formação crítica, e captura desejos sociais legítimos para a manutenção de desigualdades e de ideologias autoritárias.
Abstract: This thesis develops the textual-discursive analysis of the “Projeto de Nação: o Brasil em 2035”, a document released in February 2022 by the Sagres, Federalista and General Villas Bôas institutes. The text presents, streaky with a prospective narrative, a series of proposals for the country, aiming, according to the author, to build a better future for the nation. Affiliated with the interpretivist paradigm, the research investigates the school education program outlined in the proposal, in order to express the discourse produced by it about basic education. To this end, textual segments of the “Projeto de Nação” were correlated with the Federal Constitution and current legislation that guarantees the right to education, in order to verify the legality of the proposals and reveal the foundations that are organized in their support. Theoretically guided by Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2006; Bronckart, 2008), the study considers that the construction and reconstruction of the individual's conscious thought occur through activities, the human psyche and mediation processes, especially language processes, making language assume a central role in social relations. As a data analysis procedure, the Thematic Organization Movement (Bronckart, 2008; Bulea Bronckart, 2010) is used, through the Thematic Orientation Segments (SOT) and Thematic Treatment Segments (STT), which allow relating topics and subtopics to the theme of school education. The thematic orientation for the analysis of the “Projeto de Nação” was defined as the SOT “Basic Education Management”, which unfolds in the encapsulation of four Sub-SOTs: (1) Ideological principles; (2) Management of the school system and the school; (3) School curriculum and (4) Teacher training. The convergence of thematic segments linked to each Sub-SOT is tabulated in STTs that show how the themes are effectively addressed. In addition to the Sub-SOTs indicated, the silences regarding urgent educational themes are addressed through a reverse analysis, in which the legal framework on Brazilian education guided the reflection on their erasure. The analysis of the STTs identified in the “Nation Project” discourse seeks legitimacy in literature, through George Orwell’s classic “1984”, and in the practical knowledge arising from the researcher’s teaching experience. The research demonstrates that the “Projeto de Nação” functions as a tool in the offensive against progressive thinking in the country’s education, effectively imprisoning the educational process and its subjects within a context of subordination of Brazilian education to neoliberalism and militarization. The project transforms schools and teachers into instruments of control and obedience, undermines teacher autonomy and critical training, and captures legitimate social aspirations to maintain inequalities and authoritarian ideologies.
Keywords: Projeto de nação
Educação
Direito à educação
Interacionismo sociodiscursivo
Movimento de organização temática
Education
Right to education
Sociodiscursive interactionism
Thematic organization movement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19510
Issue Date: 14-Aug-2025
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