https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19501
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
danieladealmeidavieiraprado.pdf | PDF/A | 3.81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Desenvolvimento de uma sequência didática e o uso do espaço não formal como estratégia facilitadora do aprendizado |
Autor(es): | Prado, Daniela de Almeida Vieira |
Orientador: | Somavilla, Nádia Sílvia |
Miembros Examinadores: | Tavares, Leticia Stephan |
Miembros Examinadores: | Nagib, Patricia Resende Alo |
Resumo: | A espécie humana percebe e reconhece animais na natureza, mas parece ignorar a presença de plantas. Dessa forma, cada vez mais entendemos a necessidade de contextualizar os conteúdos de Botânica tornando-os de mais fácil compreensão por parte dos estudantes, e ao mesmo tempo relacionando-os com o cotidiano. Esse trabalho teve como objetivo propor, aplicar e analisar uma sequência didática estruturada em sete momentos, que utilizou diferentes metodologias e espaços de trabalho como a sala de aula, a cantina e a Biblioteca da escola e o Parque Natural Municipal da Lajinha, diversificando, assim, as estratégias de ensinoaprendizagem, tendo a Educação de Jovens e Adultos como a modalidade da aplicação da sequência didática. O processo foi apresentado como relato de experiência, sendo empregado para análise dos resultados qualitativos a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2020). A sequência didática que apresentou novas metodologias e recursos didáticos variados promoveu a reflexão crítica acerca da importância das plantas. A visita ao Parque Natural Municipal da Lajinha possibilitou a ampliação dos conhecimentos fora do ambiente escolar, enriquecendo a compreensão sobre o tema de forma contextualizada e significativa. Os resultados demonstraram que os conhecimentos prévios dos estudantes foram valorizados e enriquecidos ao longo do processo. Além disso, houve a conscientização importante de que a mudança de atitude, ao enxergar as plantas sob nova perspectiva, é fundamental para promover a maior atenção e valorização desses seres vivos. Essa abordagem reforçou a importância da postura mais cuidadosa e atenta em relação às plantas, reconhecendo o protagonismo dos estudantes como aspecto central, o que contribuiu para o seu engajamento e autonomia no processo de ensino-aprendizagem, e a diminuição da impercepção botânica por parte dos estudantes. |
Resumen : | The human species perceives and recognizes animals in nature, but seems to ignore the presence of plants. Thus, we increasingly understand the need to contextualize Botany content, making it easier for students to understand, while at the same time relating it to everyday life. This work aimed to propose, apply, and analyze a didactic sequence structured in seven moments, which used different methodologies and workspaces such as the classroom, the school cafeteria and library, and the Lajinha Municipal Natural Park, thus diversifying teaching-learning strategies, with Youth and Adult Education as the modality for applying the didactic sequence. The process was presented as an experience report, and the content analysis technique according to Bardin (2020) was used to analyze the qualitative results. The didactic sequence, which presented new methodologies and varied didactic resources, promoted critical reflection on the importance of plants. The visit to the Lajinha Municipal Natural Park made it possible to expand knowledge outside the school environment, enriching the understanding of the topic in a contextualized and meaningful way. The results demonstrated that the students' prior knowledge was valued and enriched throughout the process. In addition, there was an important awareness that changing attitudes, by seeing plants from a new perspective, is essential to promote greater attention and appreciation of these living beings. This approach reinforced the importance of a more careful and attentive attitude towards plants, recognizing the students' leading role as a central aspect, which contributed to their engagement and autonomy in the teaching-learning process, and the reduction of botanical ignorance on the part of the students. |
Palabras clave : | Sequência didática Estratégias de ensino-aprendizagem Aprendizagem significativa Didactic sequence Teaching-learning strategies Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19501 |
Fecha de publicación : | 31-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons