https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19500
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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brunamagalhaesdealmeida.pdf | PDF/A | 4.65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escola sustentável: formando líderes conscientes por meio de alfabetização científica |
Autor(es): | Almeida, Bruna Magalhães de |
Primeiro Orientador: | Aragão, Danielle Maria de Oliveira |
Membro da banca: | Medeiros, Valquíria Pereira de |
Membro da banca: | Bessa, Martha Eunice de |
Resumo: | A educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos críticos e socialmente responsáveis, especialmente diante dos desafios contemporâneos relacionados à sustentabilidade. Este estudo teve como objetivo desenvolver e implementar uma sequência didática voltada para a conscientização ambiental de estudantes do Ensino Médio, utilizando metodologias ativas e práticas inovadoras. Além de ser aplicada em sala de aula, a sequência didática foi estruturada como um produto educacional para que outros professores de Biologia possam utilizá-la como um recurso pedagógico, adaptando-a a diferentes contextos escolares. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada em uma comunidade de pequeno porte, marcada por desafios ambientais e sociais. A metodologia combinou abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo a aplicação de questionários diagnósticos, trabalho de campo e produção de materiais educativos. A sequência didática foi desenvolvida em seis etapas: (1) Diagnóstico inicial, com a aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos; (2) Análise de imagens, com discussões orientadas sobre problemas ambientais; (3) Trabalho de campo, que possibilitou a identificação de impactos ambientais na comunidade; (4) Produção de panfletos informativos, incentivando a comunicação e conscientização ambiental; (5) Organização de seminários, para apresentação dos resultados e reflexões dos alunos; e (6) Avaliação e reflexão final, com a reaplicação do questionário inicial e análise dos portfólios dos estudantes. Os resultados evidenciaram uma ampliação significativa do conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade, além de mudanças perceptíveis na forma como compreendem e interagem com o meio ambiente. Observou-se um maior senso crítico em relação aos impactos ambientais locais e um aumento na adoção de atitudes mais sustentáveis no cotidiano escolar e familiar. Dessa forma, a sequência didática demonstrou potencial para contribuir com um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, fortalecendo a relação entre teoria e prática no ensino de Biologia. |
Abstract: | Environmental education plays a crucial role in shaping critical and socially responsible individuals, especially in the face of contemporary sustainability challenges. This study aimed to develop and implement a didactic sequence focused on raising environmental awareness among high school students, using active methodologies and innovative teaching practices. In addition to being applied in the classroom, this didactic sequence was designed as an educational resource, allowing other Biology teachers to adopt and adapt it to different school contexts. The research was conducted in a public school located in a small community facing environmental and social challenges. The methodology combined qualitative and quantitative approaches, including the application of diagnostic questionnaires, fieldwork, and the production of educational materials. The didactic sequence was structured into six stages: (1) Initial diagnosis, where a questionnaire assessed students’ prior knowledge; (2) Image analysis, in which students engaged in guided discussions on environmental issues; (3) Fieldwork, allowing students to identify environmental impacts within their community; (4) Production of informational pamphlets, encouraging communication and environmental awareness; (5) Seminar organization, where students presented their findings and reflections; and (6) Final evaluation and reflection, involving the reapplication of the initial questionnaire and an analysis of students’ portfolios. The results revealed a significant improvement in students’ knowledge of sustainability, as well as noticeable changes in how they understand and engage with environmental issues. A heightened critical awareness of local environmental impacts was observed, along with an increase in the adoption of more sustainable behaviors in both school and family settings. Thus, the didactic sequence demonstrated its potential to contribute to a more dynamic and contextualized learning process, reinforcing the connection between theory and practice in Biology education. |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Educação ambiental Conscientização Comunidade Práticas sustentáveis Sustainability Environmental education Awareness Community Sustainable practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19500 |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
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