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Tipo: Tese
Título: “Nada acrescenteis, nada tireis, à palavra que vos digo” (Dt 4,2): a Bíblia como literatura na superação do fundamentalismo bíblico
Autor(es): Venâncio, Mariana Aparecida
Primeiro Orientador: Braga, Humberto Fois
Membro da banca: Miotti, Charlene Martins
Membro da banca: Gross, Eduardo
Membro da banca: Andrade, Altamir Celio de
Membro da banca: Gomes, Tiago de Fraga
Resumo: A Bíblia é o texto fundante das religiões judaico-cristãs e influenciou a cultura e a sociedade ocidentais, desde suas noções de moralidade e relacionamento humano até sua religião, política e artes. Desde a segunda metade do século XX, os Estudos Literários têm voltado seu interesse para esta obra, analisando-a a partir da teoria literária e investigando suas relações de transtextualidade. Desde o mesmo período, tornam-se mais fortes, em todo o mundo, as leituras fundamentalistas da Bíblia, associadas a pressupostos ideológicos de origem moral e religiosa. O objetivo desta tese é demonstrar que a abordagem da Bíblia como Literatura permite superar os limites do fundamentalismo, principalmente quando se reconhece que a composição dos textos bíblicos se dá segundo o que Paul Ricoeur (2010) denomina mûthos. Por essa forma de tessitura da intriga, a experiência temporal é mimetizada na narrativa não em textos transparentes, mas em textos ficcionais que recriam o passado a partir de necessidades presentes e projeções do futuro. Para alcançar tal objetivo, após uma Introdução, esta tese examina a Bíblia ante o espelho da Literatura, discutindo as particularidades de sua autoria e recepção. Em seguida, são apresentados casos específicos de leituras fundamentalistas associadas à reivindicação de posse sobre a Terra Prometida, a fim de exemplificar o alcance do fundamentalismo sobre os contextos sociais e geopolíticos em todo o mundo. Por fim, as principais narrativas relacionadas ao tema, presentes nos livros de Gênesis, Êxodo e Josué, são analisadas a partir da Literatura. Como método de análise, além da revisão de literatura, confrontaremos os textos bíblicos com seu contexto de redação e primeira recepção, conforme o new historicism (Veeser, 1989), para inferir os limites dentro dos quais devem estar as interpretações contemporâneas. Autores como Robert Alter, Northrop Frye, Paul Ricoeur, Umberto Eco, Karen Armstrong e Jean Louis Ska serão a base teórica a partir da qual construiremos nossos argumentos. Nossas análises demonstram a insustentabilidade do fundamentalismo enquanto método ou forma aceitável de leitura e concluem a necessidade de uma leitura desterritorializante do texto bíblico, que seja capaz de compreender a Terra de modo simbólico, para além de sua circunscrição geográfica.
Abstract: The Bible is the foundational text of Judeo-Christian religions and has influenced Western culture and society, shaping notions of morality and human relationships, as well as religion, politics and the arts. Since the second half of the 20th century, Literary Studies have shown increasing interest in this work, analyzing it through the lens of literary theory and exploring its transtextual relationships. In the same period, fundamentalist readings of the Bible, associated with moral and religious ideological assumptions, have gained strength worldwide. The aim of this dissertation is to demonstrate that approaching the Bible as Literature makes it possible to overcome the limitations of fundamentalism, especially when acknowledging that the composition of biblical texts follows what Paul Ricoeur (2010) calls mûthos. Through this mode of plot weaving, temporal experience is mimetically represented in the narrative—not through transparent texts, but through fictional texts that recreate the past based on present needs and future projections. To achieve this goal, following an Introduction, this dissertation examines the Bible through the lens of Literature, discussing the particularities of its authorship and reception. It then presents specific cases of fundamentalist readings related to the claim of possession over the Promised Land, to exemplify the impact of fundamentalism on social and geopolitical contexts around the world. Finally, the main narratives related to this theme, found in the books of Genesis, Exodus, and Joshua, are analyzed through a literary approach. As a method, in addition to literature review, the analysis contrasts the biblical texts with their context of writing and initial reception, following the principles of New Historicism (Veeser, 1989), in order to infer the boundaries within which contemporary interpretations should remain. Authors such as Robert Alter, Northrop Frye, Paul Ricoeur, Umberto Eco, Karen Armstrong and Jean Louis Ska form the theoretical foundation upon which our arguments are built. Our analyses demonstrate the unsustainability of fundamentalism as a valid method or acceptable form of reading and conclude by advocating for a deterritorialized reading of the biblical text that understands the Land in symbolic terms, beyond its geographical boundaries.
Palavras-chave: Bíblia como literatura
Antigo testamento
Terra prometida
Fundamentalismo religioso
Bible as literature
Old testament
Promised land
Religious fundamentalism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19495
Data do documento: 16-Jul-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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