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Tipo: Tese
Título: Comunicação pública da ciência e literacia midiática para a cidadania
Autor(es): Duque, Bárbara Bastos de Lima
Primeiro Orientador: Caravela, Gabriela Borges Martins
Membro da banca: Santana, Wedencley Alves
Membro da banca: Lopes, José Guilherme da Silva
Membro da banca: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Membro da banca: Fantin, Mônica
Resumo: Viabilizar que a sociedade tenha acesso a informações comprováveis e confiáveis como as produzidas pela ciência é um desafio secular para a construção de nações soberanas. Dentro desta perspectiva, contribuir para a comunicação pública da ciência, visando a impactar a cidadania e estimular o pensamento crítico, é o desafio assumido por este trabalho. Entendemos que passamos por um período de crise de desinformação e infodemia, acentuado e agravado pela baixa literacia midiática da população. As mídias digitais mudaram a forma de comunicar e acessar as informações, colocando os indivíduos em uma posição de produtores e consumidores de informação, sendo estes também os que fazem a gestão daquilo que consomem. Tal revolução representou novas oportunidades de acesso às informações, mas também expôs a sociedade a novos desafios. Nesta tese, fizemos uma exposição de possíveis diagnósticos que historicamente distanciaram o conhecimento científico do senso comum, sobre o desafio da educação midiática para a cidadania e os caminhos da ciência em busca de uma comunicação inclusiva e participativa para emancipação por meio do pensamento crítico. Na parte experimental do trabalho, optamos por desenvolver e testar uma metodologia de diagnóstico e formação para impacto na percepção pública da ciência e competência midiática. Nosso recorte amostral foi um grupo de estudantes do primeiro ano do ensino médio de escola pública de Juiz de Fora, município do estado de Minas Gerais. Elaboramos questionários com base nas teorias de Polino (2015) e Ferrés e Piscitelli (2015). A partir dessas teorias, utilizamos quatro dimensões (Institucional, Hábitos informativos, Atitudes e valores e Apropriação do conhecimento) para avaliar o nível de Comunicação Pública da Ciência e seis dimensões (Tecnologia, Linguagem, Processos de interação, Processos de produção e difusão, Ideologia e Valores e Estética) para avaliar o nível de Competência Midiática. Aplicamos um questionário antes e outro depois das ações de intervenção elaboradas para este estudo. Com métodos de avaliação desenvolvidos especialmente para a tese, incluindo a definição de cada dimensão (o que significam), seus indicadores (como podemos comprovar) e as pontuações referentes a cada nível, obtivemos um diagnóstico em relação aos estudantes envolvidos. Como resultado, vimos que houve um aprimoramento em oito das dez dimensões avaliadas. As intervenções foram desenvolvidas em formatos de oficinas e encontros presenciais, todos com aprendizagem baseada em problemas ou questões nas quais os estudantes estiveram ativamente envolvidos na busca pelo conhecimento. O desafio apresentado foi o enfrentamento à desinformação na área da saúde. Como parte do processo avaliativo, tivemos diários de campo e uma entrevista semiestruturada. Diante dos resultados, percebemos que o formato participativo, com base no diálogo e na elaboração coletiva de soluções para o enfrentamento dos problemas também detectados pelo grupo, contribuiu para desenvolver o pensamento crítico em relação às atitudes diante das mídias digitais e do conhecimento científico.
Abstract: Providing society with access to verifiable and reliable information, particularly that generated through scientific research, remains a fundamental challenge in building autonomous nations. This work addresses the challenge of enhancing public science communication to promote civic engagement and develop critical thinking skills. We argue that society currently faces an infodemic and disinformation crisis, exacerbated by widespread deficits in media literacy. Digital media have transformed communication and information access patterns, positioning individuals simultaneously as information producers, consumers, and curators. While this transformation has democratized information access, it has also introduced unprecedented societal challenges. In this thesis, we present possible diagnoses of the historical factors that have distanced scientific knowledge from common sense, examine the challenge of media education for citizenship, and explore science's pursuit of inclusive and participatory communication aimed at emancipation through critical thinking. The empirical component of this research involved developing and testing a diagnostic and training methodology designed to enhance public understanding of science and media literacy competencies. Our study population comprised first-year high school students from a public school in Juiz de Fora, Minas Gerais State. We developed assessment instruments based on theoretical frameworks established by Polino (2015) and Ferrés and Piscitelli (2015). Following these frameworks, we evaluated Public Science Communication across four dimensions (Institutional, Information-seeking behaviors, Attitudes and values, and Knowledge appropriation) and assessed Media Competence through six dimensions (Technology, Language, Interaction processes, Production and dissemination processes, Ideology and values, and Aesthetics). We administered questionnaires before and after the intervention activities designed for this study. Using evaluation methods developed specifically for this thesis – including the definition of each dimension (what they mean), their indicators (how we can verify them), and scores corresponding to each level – we obtained a diagnosis of the participating students. Our findings demonstrated improvement in eight of the ten dimensions assessed. The intervention consisted of interactive workshops and face-to-face sessions employing problem-based learning strategies that positioned students as active knowledge seekers. The central challenge focused on identifying and countering health-related misinformation. Our evaluation methodology incorporated field notes and semi-structured interviews. Results indicate that the participatory approach, characterized by dialogue-based learning and collaborative problem-solving around issues identified by the students themselves, effectively fostered critical engagement with both digital media and scientific information.
Palavras-chave: Cidadania
Competência midiática
Comunicação pública da ciência
Desinformação
Literacia midiática
Civic engagement
Desinformation
Media competence
Media literacy
Public science communication
Civic engagement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19489
Data do documento: 19-Set-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação (Teses)



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