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Tipo: Tese
Título: Educar em encruzilhadas na educação matemática: o sopro da pemba nas questões étnico-raciais
Autor(es): Galvão, Fabiana Leal Nascimento
Primeiro Orientador: Rotondo, Margareth Sacramento
Membro da banca: Perez, Carolina dos Santos Bezerra
Membro da banca: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Silva, Vanisio Luiz da
Membro da banca: Carvalho, José Ivanildo Felisberto de
Resumo: A pesquisa em questão pretende macumbar um certo educar em encruzilhadas. Segue um caminho que persegue os rastros das produções de vida vinculadas a uma colonialidade/modernidade branca, adulta, monogenista, heteronormativa e eurocentrada, no âmbito das políticas públicas relacionadas ao livro, ao material didático e à formação docente. Buscando desenvolver uma atitude decolonial do saber, do ser e do poder, em giras, marcamos nossas pegadas em um pesquisar que se preocupa com a questão: "Como meu processo formativo tem abordado as questões étnico-raciais em minha atuação em sala de aula?". Para tanto, construímos uma metodologia embasada no uso da pemba, no risco de um ponto em oficinas de experimentação com livros didáticos para construir um corpo-território junto a professoras e professores da Educação Básica em dois campos de pesquisa no município de Colinas-MA. O primeiro campo está constituído em uma escola de tempo integral, de Ensino Médio, com professores que lecionam Matemática, durante oito encontros presenciais. O segundo campo abrange duas escolas, com professoras e professores do Ensino Fundamental, localizadas em duas comunidades quilombolas distintas, com seis encontros presenciais. As experimentações seguiram um rito que privilegiou o corpo como possibilidade de produção de conhecimento, ocorrendo em tempos e espaços diversos, não ordenados cronologicamente e organizados conforme o pó da pemba traçava os vários pontos dessa encruzo-pesquisa. O modo de produção das oficinas acontece em campo, de modo que os planejamentos são alterados conforme os modos de experimentação são demandados. Evocar a força presente na escrita com a pemba, para riscar pontos de abertura no início de cada etapa da pesquisa, abre um portal que, ao provocar fissuras, permite que outras epistemes e propostas metodológicas possam emergir.
Abstract: The research in question aims to macumbar a certain mode of education at a crossroads. It follows a path that pursues the traces of life productions linked to a white, adult, monogenist, heteronormative, and Eurocentric coloniality/modernity, within the scope of public policies related to books, didactic materials, and teacher training. Seeking to develop a decolonial attitude of knowledge, being, and power, in giras, we mark our footprints in a researching process that engages with the question: "How has my formative process addressed ethnic-racial issues in my classroom practice?". For this purpose, we developed a methodology based on pemba, inscribing ritual points in experimentation workshops with textbooks to build a bodyterritory alongside teachers from Basic Education in two research fields in the municipality of Colinas-MA. The first field was established in a full-time high school, with mathematics teachers, during eight in-person meetings. The second field encompasses two schools, with elementary school teachers, located in two distinct quilombola communities, with six in-person meetings. The experimentations followed a ritual that privileged the body as a site of knowledge production, occurring in diverse times and spaces, not chronologically ordered, and organized as the pemba powder traced the various points of this crossroads-research. The mode of production of the workshops happens in the field, so that planning is continuously adjusted according to the demands of the experimentation process. Evoking the strength present in writing with pemba, engraving points of opening at the beginning of each research stage, opens a portal that, by provoking fissures, allows other epistemes and methodological proposals to emerge.
Palavras-chave: Macumbar
Encruzilhadas
Matemática afrorreferenciada
Relações étnico-raciais
Programa nacional do livro e do material didático (PNLD)
Crossroads
Afro-referenced mathematics
Ethnic-racial relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19486
Data do documento: 8-Abr-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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