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Type: Dissertação
Title: Por que tão poucas? Análise do efeito tesoura e leaky pipeline na carreira de mulheres pesquisadoras na engenharia
Author: Nery, Iasmin Ferreira
First Advisor: Mendes, Julia Castro
Co-Advisor: Zeller, Camila Borelli
Co-Advisor: Castro, Júlia Assumpção de
Referee Member: Severo, Mirlene Fátima Simões Wexell
Referee Member: Machado, Roseli de Oliveira
Resumo: A desigualdade de gênero é um desafio persistente na área acadêmica, com vieses e efeitos sistêmicos que prejudicam a carreira de profissionais que se identificam como mulheres em todo o mundo. Esse cenário é ainda mais grave nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM), ambientes historicamente ocupados pelo sexo masculino. Esta pesquisa busca quantificar a participação das mulheres nas engenharias e analisar as discrepâncias de gênero nos programas de pós-graduação (PPGs) de engenharia brasileiros. Para este fim, utilizamos relatórios da CAPES (Plataforma Sucupira, a partir de 2013) e CNPq (editais de bolsistas de Produtividade em Pesquisa – PQs, a partir de 2017) para obter listas de docentes e discentes cadastrados em PPGs brasileiros e PQs atuais e passados. A seguir, foi realizada a análise da proporção de mestrandos(as), doutorandos(as) e docentes nos PPGs brasileiros por gênero ao longo de 10 anos, por grande área e por região brasileira. Outras análises realizadas incluíram a proporção de pares orientador(a)-orientado(a), a proporção de distribuição de bolsas PQ e o percentual de renovação e progressão de bolsa PQ por sexo. Observou-se que existe uma sub-representação de mulheres na docência em engenharias nos PPGs brasileiros (a média feminina é de 37% dos mestrandos(as), 36% dos doutorandos(as) e somente 22% dos(as) docentes). As engenharias com maior discrepância de gênero são as Engenharias III (Mecânica, de Produção, Naval e Oceânica e Aeroespacial) e Engenharias IV (Elétrica e Biomédica). Além disso, nos 10 anos analisados não houve tendências significativas de mudanças, mostrando um cenário discrepante e estagnado. Também foi feita uma análise estatística das métricas de produção dos PQs da Engenharia Civil, revelando que, mesmo com trajetórias acadêmicas semelhantes, os homens são mais frequentemente classificados em categorias superiores. Com este estudo, evidencia-se a presença marcante dos fenômenos do Efeito Tesoura e Leaky Pipeline na carreira de mulheres pesquisadoras na engenharia. Os achados reforçam a necessidade urgente de mudanças estruturais e culturais nas instituições acadêmicas, a fim de promover a equidade de gênero e o avanço das mulheres na ciência e tecnologia.
Abstract: Gender inequality is a persistent challenge in academia, with systemic biases and effects that hinder the careers of professionals who identify as women around the world. This scenario is even more critical in the fields of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM), historically male-dominated environments. This research aims to quantify the participation of women in engineering and analyze gender disparities in Brazilian graduate programs (PPGs) in engineering. For this purpose, we used reports from CAPES (Sucupira Platform, from 2013) and CNPq (calls for Research Productivity Grants – PQs, from 2017) to obtain lists of faculty members and students registered in Brazilian PPGs, as well as current and former PQ holders. Subsequently, we analyzed the proportion of master’s and doctoral students and faculty by gender in Brazilian PPGs over a 10-year period, by major field and by Brazilian region. Additional analyses included the advisor-advisee gender pairing ratio, the distribution of PQ grants, and the renewal and progression rates of PQ grants by sex. The study revealed an underrepresentation of women among faculty in engineering PPGs in Brazil (with female averages of 37% among master's students, 36% among doctoral students, and only 22% among faculty). The engineering fields with the greatest gender disparity are Engineering III (Mechanical, Production, Naval and Oceanic, and Aerospace) and Engineering IV (Electrical and Biomedical). Moreover, over the 10-year period analyzed, no significant trends of change were observed, indicating a discrepant and stagnant scenario. A statistical analysis was also conducted on the productivity metrics of PQ holders in Civil Engineering, revealing that, even with similar academic trajectories, men are more frequently classified in higher categories. This study highlights the strong presence of the Scissor Effect and Leaky Pipeline phenomena in the careers of women researchers in engineering. The findings reinforce the urgent need for structural and cultural changes within academic institutions to promote gender equity and support the advancement of women in science and technology.
Keywords: Efeito tesoura
Gênero
Engenharia
Carreira acadêmica
Mulheres nas áreas STEM
Scissor effect
Gender
Engineering
Academic career
Women in STEM
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19483
Issue Date: 11-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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