https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19473
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
viniciusdasilvacarvalho.pdf | PDF/A | 5.32 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Ensino de química e as avaliações de grande escala: percepções e apropriações do enem na prática do docente em química |
Author: | Carvalho, Vinícius da Silva |
First Advisor: | Afonso, Andréia Francisco |
Referee Member: | Cintra, Elaine Pavini |
Referee Member: | Richetti, Graziela Piccoli |
Referee Member: | Soares Neto, Joaquim José |
Referee Member: | Maceno, Nicole Glock |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio e as demais avaliações externas influenciam diretamente a prática docente em Química e a qualidade do ensino. Professores de Química enfrentam o desafio de integrar essas avaliações em suas metodologias. A familiaridade e a capacidade de aplicar as métricas dessas avaliações, como a Teoria Clássica do Teste e a Teoria de Resposta ao Item, são cruciais para a melhoria do ensino e para sua adaptação às exigências contemporâneas. Contudo, existe uma lacuna na formação e aplicação dessas métricas, impactando a eficácia pedagógica e a qualidade do Ensino de Química. Diante desse cenário, o estudo investiga como os professores de Química percebem e utilizam os resultados do Enem e de outras avaliações externas, analisando seu impacto na prática docente. Nesta pesquisa, adotamos uma metodologia robusta e estruturada, combinando abordagens quantitativas e qualitativas para uma análise multifacetada. O estudo consistiu em dois atos metodológicos principais: entrevistas semiestruturadas com professores de Química e uma análise detalhada da base de dados do Enem. Essa abordagem possibilitou uma visão ampla das percepções dos professores sobre avaliações externas e seus impactos na prática pedagógica. Incluímos a análise de itens específicos do Enem e discussões em um curso de extensão para professores, integrando conceitos estatísticos e pedagógicos. A partir disso, foi possível traçar os perfis dos docentes em relação à percepção e à apropriação dessas avaliações pelos professores de Química. Observamos uma variação expressiva de entendimento e uso desses instrumentos. Assim, concluímos que uma compreensão mais aprofundada dos resultados do Enem pode enriquecer o Ensino de Química, levando a práticas pedagógicas mais eficazes e a um aprendizado mais significativo para os alunos. Nesse sentido, a pesquisa produziu um curso de capacitação e apresentou a abordagem da análise mista, envolvendo discussão pedagógica e estatística. Observamos que essa prática possibilitou o docente a refletir as suas práticas de ensino e a própria formação. A essa descoberta demos o nome de Ensinometria. Por fim, para o futuro, propomos a continuação do aprofundamento e da expansão da Ensinometria como uma ferramenta crucial na formação de professores, promovendo oportunidade de uma discussão crítica e reflexiva sobre as Avaliações de Grande Escala e enfatizando a importância da interpretação, aplicação e contextualização do conhecimento para o Ensino de Química. |
Abstract: | The scenario of external assessments, such as the National High School Exam (Enem), directly influences teaching practices in Chemistry and the overall quality of education. Chemistry teachers face the challenge of integrating these assessments into their teaching methodologies. Familiarity with, and the ability to apply, metrics from these assessments — such as Classical Test Theory (CTT) and Item Response Theory (IRT) — are crucial for improving instruction and adapting it to contemporary demands. However, there is a gap in both the training and application of these metrics, which impacts the pedagogical effectiveness and quality of Chemistry teaching. Given this context, the study investigates how Chemistry teachers perceive and use the results of Enem and other external assessments, analyzing their impact on teaching practices and Chemistry education. This research adopted a robust and structured methodology, combining quantitative and qualitative approaches for a multifaceted analysis. The study consisted of two main methodological components: semi-structured interviews with Chemistry teachers and a detailed analysis of the Enem database. This approach enabled a comprehensive view of teachers' perceptions of external assessments and their impact on pedagogical practices. Additionally, we analyzed specific Enem items and facilitated discussions in an Extension Course for teachers, integrating statistical and pedagogical concepts. From this, it was possible to outline the profiles of teachers regarding their perception and appropriation of these assessments. We observed significant variation in the understanding and use of these instruments. We conclude that a deeper understanding and application of Enem results can enrich Chemistry teaching, leading to more effective pedagogical practices and more meaningful learning experiences for students. As a result of the study, a training course was developed, and a mixed analysis approach was presented — incorporating both pedagogical and statistical discussions. We observed that this practice enabled teachers to reflect on their teaching and their own professional development. We refer to this discovery as Ensinometria. Finally, we propose the continued development and expansion of Ensinometria as a crucial tool in teacher training, promoting opportunities for critical and reflective discussions on large-scale assessments. This approach emphasizes the importance of interpretation, application, and contextualization of knowledge in the context of Chemistry teaching. |
Keywords: | Ensino de química Enem Ensinometria Teaching chemistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Química |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19473 |
Issue Date: | 1-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Química (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License