https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19470
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tiagogoncalvesmontemor.pdf | PDF/A | 1.34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
tiagogoncalvesmontemor - produtoeducacional.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O sentido do sucesso: metáforas conceptuais e o pensar alto em grupo na perspectiva do letramento crítico |
Author: | Mor, Tiago Gonçalves Monte |
First Advisor: | Sampaio, Thais Fernandes |
Referee Member: | Abrita, Carolina Scali |
Referee Member: | Dall'Orto, Lauriê Ferreira Martins |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se a prática do Pensar Alto em Grupo (PAG), articulada à análise de metáforas conceituais sobre o sucesso, contribui para o desenvolvimento de uma leitura crítica, inferencial e reflexiva em estudantes dos anos finais do ensino fundamental, considerando o potencial da leitura colaborativa como dispositivo para ampliar a compreensão leitora e o questionamento dos discursos presentes em diversos tipos de texto. Os objetivos específicos incluem: analisar a interpretação de metáforas conceituais em textos variados a partir das interações mediadas pelo PAG, focando na construção coletiva do sentido e na ampliação da consciência discursiva; desenvolver uma proposta pedagógica que integre a análise metafórica e estimule a formação de leitores críticos; e avaliar a contribuição dessa articulação para o aprimoramento das habilidades inferenciais, analíticas e interpretativas dos alunos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de orientação interpretativo-crítica, voltada para a compreensão aprofundada das múltiplas representações dos sujeitos em seu contexto social. Configura-se como uma pesquisa-intervenção no campo da Linguística Aplicada, articulando teoria e prática pedagógica para promover transformações no ambiente educacional. Para a geração de dados, utilizou-se a gravação em áudio das aulas mediadas pelo Pensar Alto em Grupo, concebida como testemunho vivo das práticas colaborativas de leitura. O referencial teórico inclui o conceito de letramento que longe de reduzir-se à mera decodificação de signos gráficos é compreendido como prática social e histórica que possibilita ao sujeito formular perguntas, reconhecer-se como detentor do direito ao saber e agir criticamente no mundo. Ao retomar a trajetória conceitual do termo no Brasil, desde Mary Kato (1986) até os aportes de Soares (1998), Tfouni (1995) e Kleiman (1995), discute-se como o letramento, em suas múltiplas dimensões, constitui-se como instrumento de transformação social. Isso se une ao conceito de Letramento Crítico (Carbonieri; Jordão; Duboc, 2016), que enfatiza a capacidade do leitor de identificar e questionar discursos ideológicos, aliado às contribuições da Linguística Cognitiva, em especial as metáforas conceituais (Lakoff; Johnson, 2002). A abordagem à cognição considera a dimensão social e cultural do conhecimento (Bagno, 2020) e a importância dos esquemas cognitivos internalizados na compreensão textual (Koch, 2002). O Pensar Alto em Grupo (Zanotto, 1995) é adotado como prática mediadora que valoriza a escuta, a negociação de sentidos e a construção coletiva do significado. Os resultados indicam que o PAG funciona como um dispositivo formativo capaz de provocar deslocamentos interpretativos e fomentar a construção coletiva de sentidos, ampliando a leitura para além da decodificação, para uma reflexão crítica sobre temas sociais complexos, como o sucesso e a meritocracia. Os estudantes demonstraram mobilizar metáforas conceituais plurais, que refletem distintas perspectivas — desde o sucesso como mérito individual até visões que problematizam desigualdades estruturais. A mediação do professorpesquisador revelou-se fundamental para instaurar um ambiente dialógico e ético, transformando a sala de aula em espaço de formação crítica e resistência. Assim, a pesquisa reforça o potencial da articulação entre metáforas conceituais e práticas colaborativas para a formação de leitores críticos e reflexivos, evidenciando a dimensão política e social do ensino da leitura. |
Abstract: | This research aims to investigate whether the practice of Group Think-Aloud (GTA), combined with the analysis of conceptual metaphors about success, contributes to the development of critical, inferential, and reflective reading among middle school students, considering the potential of collaborative reading as a means of broadening reading comprehension and questioning the discourses present in different types of texts. The specific objectives include: analyzing the interpretation of conceptual metaphors in diverse texts through interactions mediated by GTA, focusing on the collective construction of meaning and the expansion of discursive awareness; developing a pedagogical proposal that integrates metaphor analysis and encourages the formation of critical readers; and evaluating the contribution of this articulation to the enhancement of students’ inferential, analytical, and interpretative skills.The research is characterized as qualitative, with an interpretive-critical orientation, aimed at an in-depth understanding of the multiple representations of subjects in their social context. It is configured as an intervention-research in the field of Applied Linguistics, articulating theory and pedagogical practice to promote transformations in the educational environment. For data generation, audio recordings of the GTA-mediated classes were used, conceived as a living testimony of collaborative reading practices. The theoretical framework includes the concept of literacy, which, far from being reduced to the mere decoding of graphic signs, is understood as a social and historical practice that enables individuals to ask questions, recognize themselves as holders of the right to knowledge, and act critically in the world. By revisiting the conceptual trajectory of the term in Brazil, from Mary Kato (1986) to the contributions of Soares (1998), Tfouni (1995), and Kleiman (1995), it discusses how literacy, in its multiple dimensions, constitutes an instrument of social transformation. This is linked to the concept of Critical Literacy (Carbonieri; Jordão; Duboc, 2016), which emphasizes the reader’s ability to identify and question ideological discourses, combined with contributions from Cognitive Linguistics, especially conceptual metaphors (Lakoff; Johnson, 2002). The approach to cognition considers the social and cultural dimensions of knowledge (Bagno, 2020) and the importance of internalized cognitive schemas in textual comprehension (Koch, 2002). Group Think-Aloud (Zanotto, 1995) is adopted as a mediating practice that values listening, negotiation of meanings, and collective construction of meaning. The results indicate that GTA functions as a formative device capable of generating interpretive shifts and fostering the collective construction of meanings, expanding reading beyond decoding toward critical reflection on complex social issues, such as success and meritocracy. Students demonstrated the ability to mobilize plural conceptual metaphors, reflecting distinct perspectives—from success as individual merit to views that problematize structural inequalities. The mediation of the teacher-researcher proved fundamental in establishing a dialogical and ethical environment, transforming the classroom into a space of critical formation and resistance. Thus, the research reinforces the potential of articulating conceptual metaphors and collaborative practices for the formation of critical and reflective readers, highlighting the political and social dimension of reading instruction. |
Keywords: | Metáfora Letramento Sentido Sucesso Metaphors Literacy Meaning Success |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19470 |
Issue Date: | 18-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License