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dc.contributor.advisor1Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues Júnior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4753607667153587pt_BR
dc.creatorMartins, Juliana Gonçalves dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3838689974977134pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T13:39:59Z-
dc.date.available2025-09-23-
dc.date.available2025-09-23T13:39:59Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19465-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to analyze the experiences and perceptions of pre-retirees and retirees who participated in the Retirement Preparation and Education Program at a federal university. This study adopted a qualitative approach using semi-structured interviews, and content analysis was employed to evaluate the data collected in the field of academic research. The corpus of participants interviewed consisted of 17 employees, 7 of whom were retired and 10 in the pre-retirement phase, including both men and women who participated in the 2024 and 2019 editions. To achieve the proposed objective, we sought to link the interviewees' responses to the theoretical framework, whose development was based on the psychodynamics of work. The results of the fieldwork carried out in this dissertation highlighted that the PPEA is a possible agent of change for the experiences and perceptions of its participants in the preretirement and retirement phases. Through evidence obtained from interviews, it was found that the program represents an effective strategy for supporting workers, assisting in decisionmaking, adapting to new realities, and preventing risks that could compromise well-being in this new phase of life. By promoting planning and self-knowledge, the program contributes significantly to the quality of life of civil servants and to the appreciation of their career path in public service, thus enabling them to see new possibilities in the context of preparing for retirement.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo central analisar como têm sido as vivências e percepções dos pré-aposentados e aposentados que integraram o Programa de Preparação e Educação para Aposentadoria de uma Universidade Federal. Este trabalho adotou a metodologia de abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, e foi empregado a técnica de análise de conteúdo na avaliação dos dados coletados no campo da pesquisa acadêmica. O corpus de participantes entrevistados foi de 17 servidores, sendo 07 aposentados e 10 em fase de préaposentadoria entre os gêneros masculino e feminino participantes das edições do ano de 2024 e 2019. Para atingir o objetivo proposto, buscou-se concatenar as respostas dos entrevistados junto ao referencial teórico, cujo o desenvolvimento foi baseado na psicodinâmica do trabalho. O resultado do trabalho de campo realizado nesta dissertação, possibilitou destacar que o PPEA é, um possível agente modificador para a vivências e percepções de seus participantes em fase de pré aposentadoria e aposentados. Por meio de evidências, alcançadas pela realização das entrevistas que o programa representa uma estratégia eficaz de apoio ao trabalhador, auxiliando na tomada de decisão, na adaptação à nova realidade e na prevenção de riscos que possam comprometer o bem-estar nessa nova fase da vida. Ao promover o planejamento e o autoconhecimento, o programa contribui significativamente para a qualidade de vida dos servidores e para a valorização da trajetória funcional no serviço público, possibilitando assim, um olhar de novas possibilidades no cenário de preparação para aposentadoria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma de preparação para aposentadoriapt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPsicodâmica do trabalhopt_BR
dc.subjectRetirement preparation programpt_BR
dc.subjectRetirementpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectWork psychodynamicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.title“Programa de preparação e educação para aposentadoria: um olhar de novas possibilidades.”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



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