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Tipo: Dissertação
Título: O projeto pedagógico de curso na formação em administração: (a) crítica programada?
Autor(es): Cesar, Luiz Guilherme Dias
Primeiro Orientador: Costa, Débora Vargas Ferreira
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Gonçalves, Clayton Pereira
Resumo: A formação em administração tem apresentado, historicamente, uma visão unidimensional da atuação profissional, orientada para perspectivas de cunho econômico. Por consequência, o ensino também tem se orientado para a visão tecnicista, visando formar administradores que atuem circunscritos à essa ótica econômica. A Teoria Crítica, em contraposição, visa buscar a emancipação do indivíduo como sujeito coletivo do trabalho, considerando as condições materiais e as relações sociais de produção engendradas historicamente. Partindo dessas constatações, o objetivo desta pesquisa é analisar como têm sido abordados os aspectos da teoria crítica nos projetos pedagógicos de curso de Administração das universidades públicas federais. Do total de 69 Institutos de Ensino Superior caracterizados como universidades públicas federais no Brasil, foram selecionadas 21 que cumpriam os requisitos de oferecem cursos de administração presenciais e terem realizado atualizações nos seus PPC’s a partir do parecer 438/2020 do Ministério da Educação e Cultura na data corte de novembro/2024. A Teoria Crítica, no âmbito da administração, refere-se a uma abordagem reflexiva do comportamento do administrador frente às complexidades sociais e econômicas que permeiam a prática organizacional. Nesse sentido, essa concepção se apresenta como um projeto viável para o ensino e formação do profissional contemporâneo. O método de pesquisa está ancorado em uma abordagem qualitativa, baseada em uma pesquisa documental, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam que as instituições analisadas adotam, em sua maioria, uma perspectiva progressista ou acrítica para o processo de formação. Os aspectos gerais da teoria crítica são empregados na minoria dos documentos analisados. Nesse sentido, pode-se afirmar que o itinerário formativo do administrador nessas instituições está moldado para a formação de mão-de-obra para o capital, subordinando-se aos imperativos da lógica mercadológica. O estudo apresenta implicações teóricas que visam apoiar o debate sobre os aspectos da teoria crítica no campo da administração e implicações práticas que sugerem a necessidade de aplicação desses preceitos no processo de formação do administrador, desvelando as limitações do tecnicismo.
Abstract: Historically, Business Administration education in Brazil has been marked by a onedimensional perspective on professional performance, primarily oriented towards economic and market-driven approaches. As a result, teaching practices have also followed a technicist orientation, aiming to train administrators who operate strictly within this economic logic. Critical Theory, by contrast, seeks the individuals emancipation, considering the material conditions and historically constructed social relations of production. Based on this perspective, the objective of this research is to analyze how aspects of Critical Theory have been addressed in the Pedagogical Projects of Business Administration Courses at Brazilian Federal Public Universities. Within the field of Administration, Critical Theory refers to a reflective approach to managerial behavior, considering the social and economic complexities that shape organizational practice. As such, it emerges as a viable educational project for the contemporary educaction of professionals. This study adopts a qualitative research design, based on documentary analysis and employing content analysis as the primary methodological technique. The findings indicate that most of the institutions analyzed adopt either a progressive or an uncritical stance toward the training process. The core aspects of Critical Theory are present in only a minority of the documents reviewed. Thus, the eduaction trajectory of administrators at these institutions appears to remain largely shaped by the demands of capital, subordinating educational processes to the imperatives of market logic. The study offers theoretical contributions to the ongoing debate on Critical Theory in the field of Administration, as well as practical implications that underscore the need to integrate these critical principles into the training process, thereby exposing the limitations of technicism.
Palavras-chave: Teoria crítica
Formação em administração
Projeto pedagógico de curso
Critical theory
Business administration eduaction
Pedagogical projects of business administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado Acadêmico em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19464
Data do documento: 5-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



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