Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19463
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianaalmeidacaputt.pdf376.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gomes, Giovani Cammarota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1076474122502351pt_BR
dc.contributor.referee1Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274506721568436pt_BR
dc.creatorCaputt, Mariana Almeida-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T11:58:32Z-
dc.date.available2025-08-30-
dc.date.available2025-09-23T11:58:32Z-
dc.date.issued2025-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19463-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis investigates school failure in mathematics, focusing on the early years of basic education. Through a robust theoretical and methodological approach, the study analyzes how cognitive, affective, social, and pedagogical factors contribute to students' lack of success in this subject. The research is based on the author's personal experience with school mathematics and is expanded through a literature review methodology and analysis of academic dissertations and theses. Historical conceptions of school failure, exclusionary pedagogical practices, social representations of mathematics, and inclusive strategies, such as curricular adaptations for students with ADHD, are discussed. The work proposes a critical reflection on the role of schools, teachers, and public policies in building a more meaningful, accessible, and humanized mathematics education.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga o fracasso escolar na matemática, com foco nos anos iniciais da educação básica. A partir de uma abordagem teórica e metodológica robusta, o estudo analisa como fatores cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos contribuem para o insucesso dos alunos nessa disciplina. A pesquisa parte de uma experiência pessoal da autora com a matemática escolar, ampliando-se por meio da metodologia de revisão de literatura e análise de dissertações e teses acadêmicas. São discutidas concepções históricas sobre o fracasso escolar, práticas pedagógicas excludentes, representações sociais da matemática e estratégias inclusivas, como adaptações curriculares para alunos com TDAH. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre o papel da escola, dos professores e das políticas públicas na construção de uma matemática mais significativa, acessível e humanizada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectFracasso na matemáticapt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectSchool mathematicspt_BR
dc.subjectFailure in mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleFracasso escolar na matemática: compreendendo as raízes do problema a partir de uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons