Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19463
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marianaalmeidacaputt.pdf376.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fracasso escolar na matemática: compreendendo as raízes do problema a partir de uma revisão de literatura
Autor(es): Caputt, Mariana Almeida
Primeiro Orientador: Gomes, Giovani Cammarota
Membro da banca: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o fracasso escolar na matemática, com foco nos anos iniciais da educação básica. A partir de uma abordagem teórica e metodológica robusta, o estudo analisa como fatores cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos contribuem para o insucesso dos alunos nessa disciplina. A pesquisa parte de uma experiência pessoal da autora com a matemática escolar, ampliando-se por meio da metodologia de revisão de literatura e análise de dissertações e teses acadêmicas. São discutidas concepções históricas sobre o fracasso escolar, práticas pedagógicas excludentes, representações sociais da matemática e estratégias inclusivas, como adaptações curriculares para alunos com TDAH. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre o papel da escola, dos professores e das políticas públicas na construção de uma matemática mais significativa, acessível e humanizada.
Abstract: This Undergraduate Thesis investigates school failure in mathematics, focusing on the early years of basic education. Through a robust theoretical and methodological approach, the study analyzes how cognitive, affective, social, and pedagogical factors contribute to students' lack of success in this subject. The research is based on the author's personal experience with school mathematics and is expanded through a literature review methodology and analysis of academic dissertations and theses. Historical conceptions of school failure, exclusionary pedagogical practices, social representations of mathematics, and inclusive strategies, such as curricular adaptations for students with ADHD, are discussed. The work proposes a critical reflection on the role of schools, teachers, and public policies in building a more meaningful, accessible, and humanized mathematics education.
Palavras-chave: Fracasso escolar
Matemática escolar
Fracasso na matemática
School failure
School mathematics
Failure in mathematics
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19463
Data do documento: 30-Ago-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons