Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19463
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianaalmeidacaputt.pdf376.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fracasso escolar na matemática: compreendendo as raízes do problema a partir de uma revisão de literatura
Author: Caputt, Mariana Almeida
First Advisor: Gomes, Giovani Cammarota
Referee Member: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o fracasso escolar na matemática, com foco nos anos iniciais da educação básica. A partir de uma abordagem teórica e metodológica robusta, o estudo analisa como fatores cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos contribuem para o insucesso dos alunos nessa disciplina. A pesquisa parte de uma experiência pessoal da autora com a matemática escolar, ampliando-se por meio da metodologia de revisão de literatura e análise de dissertações e teses acadêmicas. São discutidas concepções históricas sobre o fracasso escolar, práticas pedagógicas excludentes, representações sociais da matemática e estratégias inclusivas, como adaptações curriculares para alunos com TDAH. O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre o papel da escola, dos professores e das políticas públicas na construção de uma matemática mais significativa, acessível e humanizada.
Abstract: This Undergraduate Thesis investigates school failure in mathematics, focusing on the early years of basic education. Through a robust theoretical and methodological approach, the study analyzes how cognitive, affective, social, and pedagogical factors contribute to students' lack of success in this subject. The research is based on the author's personal experience with school mathematics and is expanded through a literature review methodology and analysis of academic dissertations and theses. Historical conceptions of school failure, exclusionary pedagogical practices, social representations of mathematics, and inclusive strategies, such as curricular adaptations for students with ADHD, are discussed. The work proposes a critical reflection on the role of schools, teachers, and public policies in building a more meaningful, accessible, and humanized mathematics education.
Keywords: Fracasso escolar
Matemática escolar
Fracasso na matemática
School failure
School mathematics
Failure in mathematics
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19463
Issue Date: 30-Aug-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons