Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19455
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
laramarinhoturolla.pdf786.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Siqueira, Camila Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597171081826189pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Anirã Marina de Aguiar Casali-
dc.contributor.referee2Velloso, Isabela Monken-
dc.creatorTurolla, Lara Marinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T11:13:24Z-
dc.date.available2025-04-12-
dc.date.available2025-09-22T11:13:24Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19455-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze how contemporary consumption patterns are directly linked to social media, playing a role in the popularization of fast fashion and its impacts on fashion trends. In contemporary society, social media serves as an essential tool for interaction among people, triggering changes in consumption processes and influencing fashion innovation and trend dissemination among brands and consumers. In this context, the research questions the role of social media in fashion consumption and to what extent these practices surpass the boundaries of users‟ individuality, impacting their personal preferences. The study seeks to investigate how social media functions as a virtual showcase that influences not only consumption habits but also self-perception. It examines how clothing and style choices are shaped by factors such as media, culture, and social pressures, providing an understanding of identity processes and how fashion becomes a means of self-affirmation and self-discovery. To achieve this, the study was methodologically structured into two phases: the first consisting of a literature review and the second involving an analysis of videos posted on social media. Through this approach, the research aims to contribute to fashion studies as a cultural and social phenomenon, encouraging reflection on the impact of social media content and fostering a deeper understanding of consumption processes in hypermodernity.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar como os padrões de consumo contemporâneo estão diretamente ligados com as redes sociais, atuando na popularização do fast fashion e quais são seus impactos nas tendências de moda. Na contemporaneidade, as redes sociais são um instrumento importante para a interação entre as pessoas, e desencadeiam mudanças nos processos de consumo, sendo influentes na inovação da moda e disseminação de tendências entre as marcas e os consumidores. Nesse sentido, esta pesquisa questiona qual o papel das mídias sociais no consumo de moda e até que ponto essas práticas não ultrapassam as barreiras da singularidade dos usuários, impactando suas preferências particulares. O estudo tem o objetivo de investigar de que maneira as redes sociais atuam como vitrines virtuais que influenciam não apenas os hábitos de consumo, mas também a percepção de si, compreendendo no processo de consumo como as escolhas de vestuário e estilo são moldadas por fatores como mídia, cultura e pressões sociais, proporcionando uma compreensão acerca dos processos identitários e como a moda se torna um meio de afirmação e autodescoberta. Para tanto, o trabalho foi estruturado metodologicamente através de dois momentos: o primeiro, de revisão bibliográfica e o segundo, com análise de conteúdos postados nas redes sociais. Com isso, pretende-se contribuir para os estudos da moda como fenômeno cultural e social, incentivando uma reflexão sobre o impacto dos conteúdos presentes nas redes sociais e uma compreensão acerca dos processos de consumo presentes na hipermodernidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectFast Fashionpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.subjectFast fashionpt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectContemporary Societypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAs novas feições do consumo contemporâneo: identidade, estilo de vida e mídias sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Moda - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons