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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As novas feições do consumo contemporâneo: identidade, estilo de vida e mídias sociais
Autor(es): Turolla, Lara Marinho
Primeiro Orientador: Siqueira, Camila Vitório
Membro da banca: Dias, Anirã Marina de Aguiar Casali
Membro da banca: Velloso, Isabela Monken
Resumo: O presente trabalho busca analisar como os padrões de consumo contemporâneo estão diretamente ligados com as redes sociais, atuando na popularização do fast fashion e quais são seus impactos nas tendências de moda. Na contemporaneidade, as redes sociais são um instrumento importante para a interação entre as pessoas, e desencadeiam mudanças nos processos de consumo, sendo influentes na inovação da moda e disseminação de tendências entre as marcas e os consumidores. Nesse sentido, esta pesquisa questiona qual o papel das mídias sociais no consumo de moda e até que ponto essas práticas não ultrapassam as barreiras da singularidade dos usuários, impactando suas preferências particulares. O estudo tem o objetivo de investigar de que maneira as redes sociais atuam como vitrines virtuais que influenciam não apenas os hábitos de consumo, mas também a percepção de si, compreendendo no processo de consumo como as escolhas de vestuário e estilo são moldadas por fatores como mídia, cultura e pressões sociais, proporcionando uma compreensão acerca dos processos identitários e como a moda se torna um meio de afirmação e autodescoberta. Para tanto, o trabalho foi estruturado metodologicamente através de dois momentos: o primeiro, de revisão bibliográfica e o segundo, com análise de conteúdos postados nas redes sociais. Com isso, pretende-se contribuir para os estudos da moda como fenômeno cultural e social, incentivando uma reflexão sobre o impacto dos conteúdos presentes nas redes sociais e uma compreensão acerca dos processos de consumo presentes na hipermodernidade.
Abstract: The present study aims to analyze how contemporary consumption patterns are directly linked to social media, playing a role in the popularization of fast fashion and its impacts on fashion trends. In contemporary society, social media serves as an essential tool for interaction among people, triggering changes in consumption processes and influencing fashion innovation and trend dissemination among brands and consumers. In this context, the research questions the role of social media in fashion consumption and to what extent these practices surpass the boundaries of users‟ individuality, impacting their personal preferences. The study seeks to investigate how social media functions as a virtual showcase that influences not only consumption habits but also self-perception. It examines how clothing and style choices are shaped by factors such as media, culture, and social pressures, providing an understanding of identity processes and how fashion becomes a means of self-affirmation and self-discovery. To achieve this, the study was methodologically structured into two phases: the first consisting of a literature review and the second involving an analysis of videos posted on social media. Through this approach, the research aims to contribute to fashion studies as a cultural and social phenomenon, encouraging reflection on the impact of social media content and fostering a deeper understanding of consumption processes in hypermodernity.
Palavras-chave: Consumo
Redes Sociais
Fast Fashion
Moda
Contemporaneidade
Consumption
Social Media
Fast fashion
Fashion
Contemporary Society
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19455
Data do documento: 14-Mar-2025
Aparece nas coleções:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



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