Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19454
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analopesmenezesdefigueiredoeanaclaramachadodossantossilva.pdf165.19 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Figueredo, Henrique Grimaldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304774973046394pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Laise Luitz Condé de-
dc.contributor.referee2Tavares, Paula Maria Guerra-
dc.creatorSilva, Ana Clara Machado dos Santos-
dc.creatorFigueiredo, Ana Lopes Menezes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T11:12:13Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-22T11:12:13Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19454-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the intersection between punk aesthetics and DIY (do-it-yourself) culture in contemporary fashion, with a special focus on thrift stores, which are seen as spaces of cultural resistance and promotion of sustainability. From the second half of the 20th century, fashion began to reflect a search for individualization and identity, especially among young people, culminating in the emergence of the punk movement in the 1970s, which rejected the consumer standards of the time and valued autonomous production, such as the DIY technique. The study analyzes the hypothesis that thrift stores act not only as places of conscious consumption, but also as alternatives to consumerism, as well as representing forms of resistance to the culture of overvaluing brands, thus promoting the reuse and personalization of styles and encouraging the individuality and history of pieces, rather than status and labels. It also explores the rebellious aesthetic and appreciation of imperfection, central characteristics of punk, connecting these precepts to the principles of DIY and the urgency of sustainable practices. Finally, the research proposes a fashion editorial inspired by the punk scene, which fuses the movement, DIY and the sustainability of thrift stores, highlighting the importance of these spaces as catalysts for changes in consumer behavior and contemporary culture, as well as the relevance of the DIY technique in the artistic sphere and the social impact of customized clothing based on this approach.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a interseção entre a estética punk e a cultura DIY (do-it-yourself – ou faça você mesmo) na moda contemporânea, com um foco especial nos brechós, que são vistos como espaços de resistência cultural e promoção da sustentabilidade. A partir da segunda metade do século XX, a moda passa a refletir uma busca por individualização e identidade, especialmente entre os jovens, culminando no surgimento do movimento punk na década de 1970, que rejeitava os padrões de consumo da época e valorizava a produção autônoma, como a técnica do DIY. O estudo analisa a hipótese de que os brechós atuam não apenas como locais de consumo consciente, mas também como alternativas ao consumismo, além de representarem formas de resistência à cultura de valorização excessiva de marcas, promovendo assim a reutilização e a personalização de estilos e incentivando a individualidade e história das peças, ao invés de status e etiquetas. Ainda, explora a estética rebelde e a valorização da imperfeição, características centrais do punk, conectando esses preceitos aos princípios do DIY e à urgência das práticas sustentáveis. Por fim, a pesquisa propõe um editorial de moda inspirado na cena punk, que realiza uma fusão entre o movimento, o DIY e a sustentabilidade dos brechós, destacando a importância desses espaços como catalisadores de mudanças no comportamento de consumo e na cultura contemporânea, bem como a relevância da técnica do DIY no âmbito artístico e o impacto social das roupas customizadas a partir dessa abordagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrechóspt_BR
dc.subjectDIYpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectPunkpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectThrift storespt_BR
dc.subjectDIYpt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectPunkpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA estética punk e a cultura DIY na moda contemporânea: a influência dos brechós como espaços de resistência e sustentabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons