Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19448
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariaeduardalimafonsecadossantos.pdf6.62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ultra fast fashion: uma exploração da cadeia produtiva contemporânea
Autor(es): Santos, Maria Eduarda Lima Fonseca dos
Orientador: Silva, Elisabeth Murilho da
Miembros Examinadores: Castro, Laise Luitz Condé de
Miembros Examinadores: Cabral, Gabriela Soares
Resumo: A globalização e os avanços tecnológicos trouxeram incríveis ferramentas para a indústria da moda, gerando acessibilidade, inovações e relações mais dinâmicas entre indústria e consumidor. A velocidade de criação, confecção e venda de peças se torna cada vez maior e o comércio digital avança, apresentando maior liberdade de oferta para todo o globo e tornando o consumo mais fácil do que nunca. As redes sociais por sua vez geram novos conteúdos a cada segundo e, no âmbito da moda, novas tendências são lançadas todos os dias aos montes. Torna-se necessário repensar modelos de produção para entregar mais peças, em mais lugares, muito mais rápido. Quando a demanda sobe desimpedidamente, sustentada por uma sociedade baseada no consumo exacerbado, e a globalização diminui as fronteiras simbólicas entre países e culturas, surge o ultra fast fashion, que não só é um fenômeno de consumo de moda contemporâneo, como também um sistema de produção com uma gestão de cadeia diferente do que a maior parte das indústrias utilizava nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho é traçar as diferenças entre os sistemas de produção e gestão de cadeia produtiva que são utilizadas na indústria da moda com o ultra fast fashion e suas consequências em diversas esferas sociais como a sustentabilidade e o individualismo.
Resumen : Globalization and technological advances have brought incredible tools to the fashion industry, generating accessibility, innovations, and more dynamic relationships between industry and consumer. The speed of creation, manufacturing, and sales of garments is increasing, and digital commerce is advancing, offering greater freedom of supply worldwide and making consumption easier than ever. Social networks, in turn, generate new content every second, and in the fashion realm, new trends are launched in abundance every day. It becomes necessary to rethink production models to deliver more garments in more places, much faster. When demand rises unchecked, fueled by a society based on excessive consumption, and globalization diminishes symbolic borders between countries and cultures, the phenomenon of ultrafast fashion emerges. It is not only a contemporary fashion consumption phenomenon but also a production system with a different supply chain management than what most industries have used in recent decades. The objective of this work is to trace the differences between production systems and supply chain management used in the fashion industry with ultra fast fashion and its consequences in various social spheres such as sustainability and individualism.
Palabras clave : Ultra fast fashion
Moda contemporânea
Modelo de produção
Globalização da moda
Ultra fast fashion
Contemporary Fashion
Production model
Fashion Globalization
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19448
Fecha de publicación : 18-dic-2023
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Moda - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons