Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19446
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianamonteirodepinho.pdf646.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Elisabeth Murilho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877894686460721pt_BR
dc.contributor.referee1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.referee2Morgado, Débora Pinguello-
dc.creatorPinho, Mariana Monteiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T11:01:09Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2025-09-22T11:01:09Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19446-
dc.description.abstractThis research paper seeks questioning elderly brazilian women's relation with sports garments available in the current market. Using the descriptive field research methodology, a questionnaire was digitally applied to a group of women over 50 years old, found in messaging app WhatsApp’s groups targeted at women who exercise, in order to acquire data for this investigation. The answers were analyzed using the content analysis methodology. In order to carry out a comparative analysis with the opinions submitted about the clothes, an analysis of the brands most mentioned in the questionnaire was also developed. This research found that, according to the population sample consulted, the sportswear market still doesn’t consider the desires and needs of elderly women. In conclusion, the research points out ways for improvements and possible new approaches to update the field of sportswear to the changes in the population.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca questionar a relação das mulheres idosas brasileiras que praticam atividades físicas com as roupas esportivas disponíveis no mercado. A partir da metodologia de pesquisa de campo descritiva, aplicou-se um questionário a um grupo de mulheres acima dos 50 anos por meio digital, encontradas em grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp destinados a mulheres que se exercitam, a fim de obter dados para essa investigação. As respostas coletadas foram analisadas a partir da metodologia de análise de conteúdo. De modo a realizar avaliação comparativa com as opiniões registradas sobre as roupas, também desenvolveu-se a análise das marcas mais citadas por elas no questionário. Esta pesquisa verificou que, de acordo com a amostra populacional consultada, o mercado esportivo ainda não abrange os desejos e necessidades das mulheres idosas. Como conclusão, a pesquisa aponta caminhos para melhorias e novas abordagens possíveis para atualização do campo da moda esportiva às mudanças na população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModa esportivapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectSportspt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleCriando para mulheres ativas: moda, esporte e envelhecimento na perspectiva femininapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons