Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19446
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianamonteirodepinho.pdf646.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Criando para mulheres ativas: moda, esporte e envelhecimento na perspectiva feminina
Author: Pinho, Mariana Monteiro de
First Advisor: Silva, Elisabeth Murilho da
Referee Member: Bonadio, Maria Claudia
Referee Member: Morgado, Débora Pinguello
Resumo: O presente trabalho busca questionar a relação das mulheres idosas brasileiras que praticam atividades físicas com as roupas esportivas disponíveis no mercado. A partir da metodologia de pesquisa de campo descritiva, aplicou-se um questionário a um grupo de mulheres acima dos 50 anos por meio digital, encontradas em grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp destinados a mulheres que se exercitam, a fim de obter dados para essa investigação. As respostas coletadas foram analisadas a partir da metodologia de análise de conteúdo. De modo a realizar avaliação comparativa com as opiniões registradas sobre as roupas, também desenvolveu-se a análise das marcas mais citadas por elas no questionário. Esta pesquisa verificou que, de acordo com a amostra populacional consultada, o mercado esportivo ainda não abrange os desejos e necessidades das mulheres idosas. Como conclusão, a pesquisa aponta caminhos para melhorias e novas abordagens possíveis para atualização do campo da moda esportiva às mudanças na população.
Abstract: This research paper seeks questioning elderly brazilian women's relation with sports garments available in the current market. Using the descriptive field research methodology, a questionnaire was digitally applied to a group of women over 50 years old, found in messaging app WhatsApp’s groups targeted at women who exercise, in order to acquire data for this investigation. The answers were analyzed using the content analysis methodology. In order to carry out a comparative analysis with the opinions submitted about the clothes, an analysis of the brands most mentioned in the questionnaire was also developed. This research found that, according to the population sample consulted, the sportswear market still doesn’t consider the desires and needs of elderly women. In conclusion, the research points out ways for improvements and possible new approaches to update the field of sportswear to the changes in the population.
Keywords: Moda esportiva
Esporte
Envelhecimento
Fashion
Sports
Aging
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19446
Issue Date: 18-Dec-2023
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons