Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19440
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josealbertobatistafilho.pdfPDF/A3.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dias, Juliana Maddalena Trifilio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Malta, Guilherme Augusto Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7723375211499046pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Julia Santos Cossermelli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7983902103441144pt_BR
dc.creatorBatista Filho, José Alberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834746939530915pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T10:51:41Z-
dc.date.available2025-09-19-
dc.date.available2025-09-22T10:51:41Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19440-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the samba schools of Guaratinguetá-SP, with emphasis on the Bonecos Cobiçados Samba School, as educational spaces and producers of popular knowledge. Based on a qualitative approach grounded in sensitive listening, the research analyzes samba-enredos (theme songs), historical records, field observations, and interviews with members of the school. The study starts from the premise that samba, as a popular cultural manifestation, holds pedagogical potential and articulates memory, identity, and territoriality. The city of Guaratinguetá is presented as a territory of symbolic tensions between institutionalized sacredness and popular religiosity, where carnival emerges as a powerful form of expression and resistance. The Bonecos Cobiçados Samba School is understood as a popular cátedra (chair), a space for collective formation, community strengthening, and the construction of subjectivities. The dissertation articulates concepts such as geopsychic place, community, and popular knowledge to highlight the value of knowledge emerging from carnival culture. Finally, the study reaffirms the importance of institutional recognition of samba schools as places of knowledge and points to the challenges encountered in the context of Guaratinguetá.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as escolas de samba da cidade de Guaratinguetá-SP, com ênfase na Escola de Samba Bonecos Cobiçados, enquanto espaços educativos e de produção de saberes populares. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada na escuta sensível, foram analisados sambas de enredo, registros históricos, observações de campo e entrevistas com membros da agremiação. O trabalho parte do pressuposto de que o samba, enquanto manifestação cultural popular, possui potência pedagógica e articula memórias, identidades e territorialidades. A cidade de Guaratinguetá é apresentada como território de tensões simbólicas entre o sagrado institucionalizado e a religiosidade popular, onde o carnaval emerge como forma potente de expressão e resistência. A Escola de Samba Bonecos Cobiçados é compreendida como cátedra popular, espaço de formação coletiva, fortalecimento comunitário e construção de subjetividades. A dissertação articula conceitos como lugar geopsíquico, comunidade e saber popular para valorizar os saberes que emergem da cultura carnavalesca. Ao final, o estudo reafirma a importância do reconhecimento institucional das escolas de samba como lugares de saber aponta para os desafios encontrados no contexto de Guaratinguetá.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEscolas de sambapt_BR
dc.subjectSaberes popularespt_BR
dc.subjectLugar geopsíquicopt_BR
dc.subjectExperiência urbanapt_BR
dc.subjectSamba schoolspt_BR
dc.subjectPopular knowledgept_BR
dc.subjectGeopsychic placept_BR
dc.subjectUrban experiencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA escola do bairro que samba: a cátedra do samba na cidade de Guaratinguetápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons