Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19420
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Dissertação
Título: Simulação clínica aplicada à hanseníase: construção e avaliação de um programa de capacitação na atenção primária à saúde
Autor(es): Ferreira, Ana Carolina Vidigal Vieira
Primeiro Orientador: Coelho, Angélica da Conceição Oliveira
Membro da banca: Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
Membro da banca: Dutra, Herica Silva
Resumo: A simulação clínica em saúde é um modelo de estratégia ativa de ensino que reproduz situações similares às vivenciadas na prática com pacientes reais. O estudo teve como objetivo adaptar e avaliar um programa de capacitação, envolvendo simulação clínica aplicada à hanseníase para profissionais de nível superior vinculados à Atenção Primária à Saúde. Foi realizado um estudo metodológico, transversal e descritivo. Os dois cenários foram adaptados por 10 juízes especialistas na temática, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Posteriormente os cenários foram aplicados aos profissionais de saúde participantes, assim como a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem. Foi avaliado que os cenários adaptados obtiveram IVC acima de 0,80 em todos os itens do roteiro dos cenários 1 e 2 indicando clareza, relevância e pertinência de conteúdo dos cenários. A capacitação foi aplicada a 122 participantes, profissionais de saúde. No que tange à avaliação de satisfação e autoconfiança, verificou-se que os itens apresentaram médias superiores a 4,00 indicando satisfação e autoconfiança adequados ao processo de ensinoaprendizagem. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para a adaptação e aplicação de cenários de simulação clínica em hanseníase na capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde, além de avaliar a satisfação e autoconfiança dos participantes no que diz respeito à estratégia de ensino utilizada.
Abstract: Clinical simulation in health is an active teaching strategy model that reproduces situations similar to those experienced in practice with real patients. The study aimed to adapt and evaluate a training program involving clinical simulation applied to leprosy for higher education professionals linked to Primary Health Care. A methodological, cross-sectional and descriptive study was carried out. The two scenarios were adapted by 10 expert judges on the subject, using the Content Validity Index (CVI). Subsequently, the scenarios were applied to the participating health professionals, as well as the Student Satisfaction and Self-Confidence with Learning Scale. It was assessed that the adapted scenarios obtained CVI above 0.80 in all items of the script of scenarios 1 and 2, indicating clarity, relevance and pertinence of the content of the scenarios. The training was applied to 122 participants, health professionals. Regarding the assessment of satisfaction and self-confidence, it was found that the items presented averages above 4.00, indicating satisfaction and self-confidence adequate to the teaching-learning process. Thus, the research contributed to the adaptation and application of clinical simulation scenarios in leprosy in the training of Primary Health Care professionals. In addition to evaluating the satisfaction and selfconfidence of the participants regarding the teaching strategy used.
Palavras-chave: Hanseníase
Curso de capacitação
Atenção primária à saúde
Leprosy
Training course
Primary health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19420
Data do documento: 7-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons