Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19409
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
scharleyschimithdenovaes.pdfPDF/A3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ana Tércia Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4968518760623931pt_BR
dc.contributor.referee1Fantin, Silas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7479130762828422pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Reginaldo Braz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9484595746054475pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Sara Cristina Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6103028564958054pt_BR
dc.creatorNovaes, Scharley Schimith de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6064751324892054pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T14:39:35Z-
dc.date.available2025-09-15-
dc.date.available2025-09-16T14:39:35Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19409-
dc.description.abstractThis research investigates the application of the Problem-Based Learning (PBL) method in the teaching of Geometry to 8th and 9th grade classes in a public state school. The main objective was to analyze the effectiveness of this approach in promoting more meaningful, active, and lasting learning. The methodology was divided into four stages: Investigative Assessment, Diagnostic Assessment, Implementation of the PBL method, and Formative Assessment. The students actively participated in the creation of the layout of an exhibition park, applying Geometry content through concrete materials and digital resources such as GeoGebra. One of the highlights of this work was the creation of the Tactile Trigonometric Ruler, developed during the research to support both visually impaired individuals and students with learning difficulties in traditional teaching contexts. The results obtained in the Formative Assessment indicated significant progress in the understanding of quadrilaterals, geometric transformations, perimeter, and area among the students who participated in the project. In contrast, the students who did not participate showed difficulties in these same topics. The study highlights that the PBL method is an effective pedagogical strategy in the teaching of Geometry, promoting autonomy, teamwork, and problem-solving skills in real and meaningful contexts for students.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL) no ensino de Geometria para turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. O objetivo principal foi analisar a eficácia dessa abordagem na promoção de uma aprendizagem mais significativa, ativa e duradoura. A metodologia foi dividida em quatro etapas: Avaliação Investigativa, Avaliação Diagnóstica, Implementação do método PBL e Avaliação Formativa. Os estudantes participaram de forma ativa na criação do layout de um parque de exposições, aplicando conteúdos da Geometria por meio de materiais concretos e recursos digitais como o GeoGebra. Um dos destaques deste trabalho foi a criação da Régua Trigonométrica Tátil, desenvolvida durante a pesquisa, para atender tanto pessoas com deficiência visual quanto estudantes com dificuldades de aprendizagem em contextos tradicionais de ensino. Os resultados obtidos na Avaliação Formativa indicaram avanços significativos na compreensão de quadriláteros, transformações geométricas, perímetro e área entre os estudantes que participaram do projeto. Em contrapartida, os estudantes que não participaram apresentaram dificuldades nesses mesmos tópicos. O estudo evidencia que o método PBL é uma estratégia pedagógica eficaz no ensino de Geometria, que promove a autonomia, o trabalho em equipe e a habilidade na resolução de problemas em contextos reais e significativos para os estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectRecurso educacional inclusivopt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectGeometry teachingpt_BR
dc.subjectInclusive educational resourcept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino de geometria e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: uma experiência práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons