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Clase: Dissertação
Título : O ensino de geometria e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: uma experiência prática
Autor(es): Novaes, Scharley Schimith de
Orientador: Oliveira, Ana Tércia Monteiro
Miembros Examinadores: Fantin, Silas
Miembros Examinadores: Batista, Reginaldo Braz
Miembros Examinadores: Borges, Sara Cristina Campos
Resumo: Esta pesquisa investiga a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL) no ensino de Geometria para turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. O objetivo principal foi analisar a eficácia dessa abordagem na promoção de uma aprendizagem mais significativa, ativa e duradoura. A metodologia foi dividida em quatro etapas: Avaliação Investigativa, Avaliação Diagnóstica, Implementação do método PBL e Avaliação Formativa. Os estudantes participaram de forma ativa na criação do layout de um parque de exposições, aplicando conteúdos da Geometria por meio de materiais concretos e recursos digitais como o GeoGebra. Um dos destaques deste trabalho foi a criação da Régua Trigonométrica Tátil, desenvolvida durante a pesquisa, para atender tanto pessoas com deficiência visual quanto estudantes com dificuldades de aprendizagem em contextos tradicionais de ensino. Os resultados obtidos na Avaliação Formativa indicaram avanços significativos na compreensão de quadriláteros, transformações geométricas, perímetro e área entre os estudantes que participaram do projeto. Em contrapartida, os estudantes que não participaram apresentaram dificuldades nesses mesmos tópicos. O estudo evidencia que o método PBL é uma estratégia pedagógica eficaz no ensino de Geometria, que promove a autonomia, o trabalho em equipe e a habilidade na resolução de problemas em contextos reais e significativos para os estudantes.
Resumen : This research investigates the application of the Problem-Based Learning (PBL) method in the teaching of Geometry to 8th and 9th grade classes in a public state school. The main objective was to analyze the effectiveness of this approach in promoting more meaningful, active, and lasting learning. The methodology was divided into four stages: Investigative Assessment, Diagnostic Assessment, Implementation of the PBL method, and Formative Assessment. The students actively participated in the creation of the layout of an exhibition park, applying Geometry content through concrete materials and digital resources such as GeoGebra. One of the highlights of this work was the creation of the Tactile Trigonometric Ruler, developed during the research to support both visually impaired individuals and students with learning difficulties in traditional teaching contexts. The results obtained in the Formative Assessment indicated significant progress in the understanding of quadrilaterals, geometric transformations, perimeter, and area among the students who participated in the project. In contrast, the students who did not participate showed difficulties in these same topics. The study highlights that the PBL method is an effective pedagogical strategy in the teaching of Geometry, promoting autonomy, teamwork, and problem-solving skills in real and meaningful contexts for students.
Palabras clave : Aprendizagem baseada em problemas
Ensino de geometria
Recurso educacional inclusivo
Problem-based learning
Geometry teaching
Inclusive educational resource
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19409
Fecha de publicación : 4-ago-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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