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Clase: Dissertação
Título : Reflexões sobre a apropriação dos resultados das avaliações externas de matemática: um estudo sobre a gestão estratégica da aprendizagem em uma escola de Betim / MG
Autor(es): Fernandes, Leonardo de Souza
Orientador: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Miembros Examinadores: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Sampaio, Camila Fernanda Bassetto
Resumo: Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, (PPGP/CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como proposta identificar os desafios e as possibilidades de utilização dos dados das avaliações externas na gestão estratégica da aprendizagem Matemática da E.E. Conselheiro Afonso Pena no município de Betim, Minas Gerais. A realização da pesquisa se justifica devido à relevância que as avaliações externas têm assumido no direcionamento das políticas públicas de educação no país. A pesquisa está baseada nas reflexões de autores como Burgos (2020), Luckesi (2011), Gatti (2009), Dalcoso (2011), Machado (2023) Luck (2001), Veiga (2001) e D’Ambrósio (2005). A escolha de tal aporte teórico visa elucidar os conceitos de avaliação, planejamento estratégico, gestão da aprendizagem, apropriação dos dados das avaliações formativas e a defasagem matemática dos estudantes. Como percurso metodológico foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestor, pedagogas e professores de Matemática da E.E.C.A.P, abordando os eixos: I- apropriação das avaliações externas e uso dos dados, eixo II- planejamento e gestão da aprendizagem e eixo III- formação continuada. Entre os principais apontamentos sinalizados pela pesquisa de campo, destacam-se uma cultura de avaliação externa não consolidada na instituição, a apropriação dos dados das avaliações externas é incipiente; os planejamentos dos professores são homogêneos, a formação continuada dos profissionais da escola se mostrou deficiente, especialmente no que diz respeito ao entendimento e à utilização dos dados das avaliações externas, o que interfere na seriedade e a forma como os alunos encaram os testes. Para superar esses desafios, o trabalho propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) estruturado em três ações principais: Realização do planejamento estratégico da instituição. Apropriação dos dados das avaliações externas e alinhamento dos planos de ensino dos professores de Matemática e Formação continuada dos professores durante os horários das atividades extraescolares (módulo II).
Resumen : This study, developed within the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP/CAEd) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aims to identify the challenges and possibilities of using external assessment data in the strategic management of mathematics learning at E.E. Conselheiro Afonso Pena in the city of Betim, Minas Gerais. The need for this research arises from the increasing importance of external assessments in shaping public education policies in Brazil. The research is based on the reflections of authors such as Burgos (2020), Luckesi (2011), Gatti (2009), Dalcoso (2011), Machado (2023), Luck (2001), Veiga (2001), and D’Ambrósio (2005). This theoretical framework was chosen to clarify concepts such as assessment, strategic planning, learning management, the use of formative evaluation data, and the mathematics learning gap among students. As a methodological approach, data was collected through semi-structured interviews with the school’s management, pedagogues, and mathematics teachers at E.E.C.A.P. The interview focused on three main areas: I - the use of external assessment data, II - planning and management of learning, and III - ongoing professional development. Among the key findings from the field research, it is highlighted that the school lacks a consolidated culture of external assessment, the use of external assessment data is in its early stages, teachers' planning is homogeneous, and ongoing professional development is insufficient, particularly regarding understanding and using external assessment data. This gap affects the seriousness with which students approach the tests. To address these challenges, the study proposes an Educational Action Plan (EAP) structured around three main actions: strategic planning for the institution, improving the use of external assessment data and aligning mathematics teachers' lesson plans, and offering ongoing professional development for teachers during extracurricular hours (Module II).
Palabras clave : Avaliações externas
Planejamento estratégico
Gestão da aprendizagem
Defasagem matemática
External assessments
Strategic planning
Learning management
Mathematics learning gap
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19408
Fecha de publicación : 24-mar-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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