Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19400
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
crisleykellydasilvamarcos.pdf5.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tecidos, cores e estamparias: a resistência das culturas africanas na imagem de moda
Autor(es): Marcos, Crisley Kelly da Silva
Orientador: Oliveira, Gabriela Andrade de
Miembros Examinadores: Siqueira, Camila Vitório
Miembros Examinadores: Cabral, Gabriela Soares
Resumo: O trabalho busca explorar a relação entre as culturas africanas e as suas tradições com a moda brasileira, uma área de grande relevância para a população preta se encontrar e enaltecer a beleza e ensinamentos deixados pelos ancestrais. Com base nisso, este estudo tem como objetivo apresentar a história das estamparias africanas, destacando a preservação e resistência de alguns costumes das culturas desse continente no Brasil, além de focar na influência das culturas africanas a partir dos tecidos, cores e estamparias, evidenciando a marca cultural no processo de colonização e miscigenação do Brasil, resultando na afro-brasilidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida pelos métodos de pesquisa de campo, envolvendo viagens e observações diárias, bem como ensinamentos de formação como pessoa negra, os quais integraram o processo criativo. Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir da leitura de livros e artigos, que compõem a parte teórica deste trabalho. A pesquisa foi um processo que teve que seguir alguns rumos diferentes do previsto inicialmente, que propunha a criação de um catálogo de tecidos africanos. Devido a escassez de material sobre têxteis africanos, optou-se por fazer um editorial de moda que colocasse em evidência a afro-brasilidade a partir das cores, tecidos e estamparias oriundas de culturas africanas diversas. A investigação teórica que antecedeu o processo criativo do editorial levantou dados sobre os diversos tipos de tecido presentes nas culturas africanas, seus modos de produção e significado, bem como investigou a influência africana nos diversos estados brasileiros, a preservação de costumes africanos como roupas, músicas, danças e culinária e o crescimento do afro-empreendedorismo no Brasil. Esses dados apontam para a importância deste trabalho, que objetivou, entre outras coisas, destacar a urgência de a população negra ter mais voz para contar a história do Brasil do seu ponto de vista, para que as crianças negras, assim como os adultos, sejam influenciados a conhecer a cultura ancestral e não ter vergonha dela, afinal, nada melhor do que ter a liberdade de ser quem você é e ter orgulho da luta pelos direitos que começou a partir dos seus ancestrais. Os resultados do editorial, que podem ser vistos adiante, buscaram destacar esses aspectos da afro-brasilidade.
Resumen : The work seeks to explore the relationship between African cultures and their traditions with Brazilian fashion, an area of great relevance for the black population to find and praise the beauty and teachings left by the ancestors. Based on this, this study aims to present the history of African stoppers, highlighting the preservation and resistance of some customs of the cultures of this continent in Brazil, as well as focusing on the influence of African cultures from tissues, colors and stamping, evidencing the cultural brand in the process of colonization and miscegenation of Brazil, resulting in Afro-Brasility. The research, qualitative, was conducted by field research methods, involving travel and daily observations, as well as training teachings as a black person, who integrated the creative process. In addition, bibliographic research was performed from reading books and articles, which make up the theoretical part of this work. The survey was a process that had to follow some different directions from the forecast initially, which proposed the creation of a catalog of African tissues. Due to the scarcity of material on African textiles, it was chosen to make a fashion editorial that would emphasize Afro-Brasility from colors, tissues and stoppages from diverse African cultures. Theoretical investigation that preceded the creative process of the editorial raised data on the various types of tissue present in African cultures, their modes of production and meaning, as well as investigated African influence in the various Brazilian states, the preservation of African customs as clothing, songs, dances and cuisine and the growth of Afro-entrepreneurship in Brazil. These data point to the importance of this work, which aimed, among other things, to highlight the urgency of the black population to have more voice to tell the history of Brazil from his point of view, so that black children, as well as adults, are influenced to know the ancestral culture and Not being ashamed of her, after all, nothing better than having the freedom of being who you are and be proud of the struggle for rights that began from your ancestors. The results of the editorial, which can be seen below, sought to highlight these aspects of Afro-Brasility.
Palabras clave : Cultura
Memória
História
Tradição
Resistência
Culture
Memory
History
Tradition
Resistance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19400
Fecha de publicación : 13-mar-2025
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Moda - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons