Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19377
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marialuisaresendegrecomadeirasilva.pdfTCC design2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Marcelo Vianna Lacerda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3752819046224816pt_BR
dc.contributor.referee1Fajardo, Luís Cláudio Costa-
dc.contributor.referee2Dourado, Luís Antônio-
dc.creatorSilva, Maria Luisa Resende Greco Madeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331322058407498pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-08T11:21:49Z-
dc.date.available2023-07-18-
dc.date.available2025-09-08T11:21:49Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19377-
dc.description.abstractThis article presents the creation process of the visual identity of the short film Fora da Caixa, a production from the Institute of Arts and Design of Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The literature review was used as basis for the project development, contemplating the choice and implementation of theories specific to design, alongside interdisciplinary and conceptual researches and discussions involving other artistic areas. From the inevitable and intrinsic connection to cinema, a market analysis was performed in order to inspire and assist in the elaboration of the visual identity. Highlighting the concept of visual signs and image synthesis, in addition to the methodology elaborated by Bernd Löbach, this work aims to communicate values, emotions and multiple meanings caused by the film Fora da Caixa. The communication will be carried out through graphic pieces that will introduce, contemplate and disseminate, in a rich and unique way, the experience between childhood and creativity over time.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o processo de criação da identidade visual do curta-metragem Fora da Caixa, uma produção do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa bibliográfica foi usada como base para o desenvolvimento do projeto, contemplando a escolha e aplicação de teorias próprias do design, juntamente com pesquisas e discussões interdisciplinares e conceituais envolvendo outras áreas artísticas. A partir da inevitável e intrínseca conexão com o cinema, foi feita uma análise de mercado a fim de inspirar e auxiliar a elaboração da identidade visual. Com destaque para o conceito de signos visuais e imagem de síntese, além da metodologia elaborada por Bernd Löbach, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo comunicar valores, sentimentos e múltiplas significações provocados pelo filme Fora da Caixa. A comunicação será feita através de peças gráficas que irão introduzir, contemplar e divulgar, de maneira rica e única, a vivência entre a infância e a criatividade com o passar do tempo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectVisual identitypt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleDesign e cinema: criação de identidade visual para o curta-metragem Fora da Caixapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Design - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons