DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Macêdo, Simone Moreira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2378547412970818 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Patrícia Elaine de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8073709467132966 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Roberta Botelho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0633459789893457 | pt_BR |
dc.creator | Magro, Carla da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9858799889229559 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T11:20:54Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05 | - |
dc.date.available | 2025-09-05T11:20:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19376 | - |
dc.description.abstract | This project aims to promote awareness and prevention of the use of legal and illegal drugs, as
well as psychoactive substances, through an interdisciplinary approach that integrates
Biology, Chemistry, History, Geography and Portuguese. The indiscriminate use of these
substances is a serious problem among adolescents and young people, affecting their personal,
family and social development. Considering the educational and social function of the school,
the project involved 40 students in the second year of high school, over 20 meetings, in which
lectures, debates and interactive activities were held. The approach targeted illicit drugs, such
as marijuana, cocaine and substances, the sale and use of which are prohibited due to the high
potential to cause harm to health and society. It also sought to clarify and raise awareness
about legal drugs, such as alcohol and tobacco, which, because they are legalized and more
socially tolerated, become more accessible to young people and are equally harmful. The
work was developed in two phases, which resulted in the development of two educational
products. The first consisted of implementing a teaching sequence with 40 high school
students, using active methodologies, technological resources and dynamic activities. The
actions provided reflection on the topic of drugs, addressing both health aspects and socioemotional impacts. In the second phase, with the aim of strengthening and encouraging youth
protagonism, awareness-raising actions were planned and implemented for the other classes in
the school. During this stage, more than 200 students participated, promoting interaction
between high school and elementary school students during the event entitled "Health
Awareness and Promotion Day: Drug Use Prevention". The activities resulted in the
production of 10 posters, 4 banners, 6 three-dimensional models of chemical molecules and
an educational roulette wheel. In addition, lectures were given by health professionals and
former drug users, which contributed significantly to generating in-depth reflections on the
topic. The event consolidated the school as a space for social transformation, and it is
recommended that it be replicated annually, with the adoption of new approaches,
strengthening preventive education and the formation of more critical and aware citizens. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto objetiva promover a conscientização e a prevenção ao uso de drogas lícitas e
ilícitas, além de substâncias psicoativas, por uma abordagem interdisciplinar que integrou
Biologia, Química, História, Geografia e Português. O consumo indiscriminado dessas
substâncias é um problema grave entre adolescentes e jovens, afetando seu desenvolvimento
pessoal, familiar e social. Tendo em vista a função educativa e social da escola, o projeto
envolveu 40 alunos do segundo ano do Ensino Médio, ao longo de 20 encontros, nos quais
foram realizadas palestras, debates e atividades interativas. A abordagem foi direcionada às
drogas ilícitas, como maconha, cocaína e substâncias, cuja comercialização e uso são
proibidos devido ao elevado potencial de causar danos à saúde e à sociedade. Também
buscou esclarecer e alertar sobre a drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, que, por serem
legalizadas e socialmente mais toleradas, tornam-se mais acessíveis aos jovens e igualmente
prejudiciais. O trabalho foi desenvolvido em dois momentos, que resultaram na elaboração de
dois produtos educacionais. O primeiro consistiu na aplicação de uma sequência didática com
40 estudantes do ensino médio, utilizando metodologias ativas, recursos tecnológicos e
atividades dinâmicas. As ações proporcionaram reflexão sobre o tema das drogas, abordando
tanto aspectos de saúde quanto os impactos socioemocionais. No segundo momento, com o
objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo juvenil, foram planejadas e executadas
ações de conscientização voltadas às demais turmas da escola. Nesta etapa, mais de 200
estudantes participaram, promovendo a interação entre os ensinos médio e fundamental,
durante o evento intitulado "Dia de conscientização e promoção à saúde: prevenção ao uso de
drogas”. As atividades, resultaram na produção de 10 cartazes, 4 banners, 6 modelos
tridimensionais de moléculas químicas e uma roleta educativa. Além disso, foram realizadas
palestras com profissionais da área de saúde e com ex-usuários de drogas, que contribuíram
significativamente para gerar reflexões profundas sobre o tema. Conclui-se que a execução
das atividades de forma interdisciplinar consolidou a escola como um espaço de
transformação social. Recomendando-se sua replicação anual, com adoção de novas
abordagens, fortalecendo a educação preventiva e a formação de cidadãos mais críticos e
conscientes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB – Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Prevenção às drogas | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary | pt_BR |
dc.subject | Drug prevention | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Ações de prevenção ao uso de drogas no ensino médio: um relato de experiência com abordagem interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
|