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Type: Dissertação
Title: Ações de prevenção ao uso de drogas no ensino médio: um relato de experiência com abordagem interdisciplinar
Author: Magro, Carla da Silva
First Advisor: Macêdo, Simone Moreira de
Referee Member: Almeida, Patrícia Elaine de
Referee Member: Ferreira, Roberta Botelho
Resumo: Este projeto objetiva promover a conscientização e a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, além de substâncias psicoativas, por uma abordagem interdisciplinar que integrou Biologia, Química, História, Geografia e Português. O consumo indiscriminado dessas substâncias é um problema grave entre adolescentes e jovens, afetando seu desenvolvimento pessoal, familiar e social. Tendo em vista a função educativa e social da escola, o projeto envolveu 40 alunos do segundo ano do Ensino Médio, ao longo de 20 encontros, nos quais foram realizadas palestras, debates e atividades interativas. A abordagem foi direcionada às drogas ilícitas, como maconha, cocaína e substâncias, cuja comercialização e uso são proibidos devido ao elevado potencial de causar danos à saúde e à sociedade. Também buscou esclarecer e alertar sobre a drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, que, por serem legalizadas e socialmente mais toleradas, tornam-se mais acessíveis aos jovens e igualmente prejudiciais. O trabalho foi desenvolvido em dois momentos, que resultaram na elaboração de dois produtos educacionais. O primeiro consistiu na aplicação de uma sequência didática com 40 estudantes do ensino médio, utilizando metodologias ativas, recursos tecnológicos e atividades dinâmicas. As ações proporcionaram reflexão sobre o tema das drogas, abordando tanto aspectos de saúde quanto os impactos socioemocionais. No segundo momento, com o objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo juvenil, foram planejadas e executadas ações de conscientização voltadas às demais turmas da escola. Nesta etapa, mais de 200 estudantes participaram, promovendo a interação entre os ensinos médio e fundamental, durante o evento intitulado "Dia de conscientização e promoção à saúde: prevenção ao uso de drogas”. As atividades, resultaram na produção de 10 cartazes, 4 banners, 6 modelos tridimensionais de moléculas químicas e uma roleta educativa. Além disso, foram realizadas palestras com profissionais da área de saúde e com ex-usuários de drogas, que contribuíram significativamente para gerar reflexões profundas sobre o tema. Conclui-se que a execução das atividades de forma interdisciplinar consolidou a escola como um espaço de transformação social. Recomendando-se sua replicação anual, com adoção de novas abordagens, fortalecendo a educação preventiva e a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
Abstract: This project aims to promote awareness and prevention of the use of legal and illegal drugs, as well as psychoactive substances, through an interdisciplinary approach that integrates Biology, Chemistry, History, Geography and Portuguese. The indiscriminate use of these substances is a serious problem among adolescents and young people, affecting their personal, family and social development. Considering the educational and social function of the school, the project involved 40 students in the second year of high school, over 20 meetings, in which lectures, debates and interactive activities were held. The approach targeted illicit drugs, such as marijuana, cocaine and substances, the sale and use of which are prohibited due to the high potential to cause harm to health and society. It also sought to clarify and raise awareness about legal drugs, such as alcohol and tobacco, which, because they are legalized and more socially tolerated, become more accessible to young people and are equally harmful. The work was developed in two phases, which resulted in the development of two educational products. The first consisted of implementing a teaching sequence with 40 high school students, using active methodologies, technological resources and dynamic activities. The actions provided reflection on the topic of drugs, addressing both health aspects and socioemotional impacts. In the second phase, with the aim of strengthening and encouraging youth protagonism, awareness-raising actions were planned and implemented for the other classes in the school. During this stage, more than 200 students participated, promoting interaction between high school and elementary school students during the event entitled "Health Awareness and Promotion Day: Drug Use Prevention". The activities resulted in the production of 10 posters, 4 banners, 6 three-dimensional models of chemical molecules and an educational roulette wheel. In addition, lectures were given by health professionals and former drug users, which contributed significantly to generating in-depth reflections on the topic. The event consolidated the school as a space for social transformation, and it is recommended that it be replicated annually, with the adoption of new approaches, strengthening preventive education and the formation of more critical and aware citizens.
Keywords: Escola
Saúde
Interdisciplinar
Prevenção às drogas
School
Health
Interdisciplinary
Drug prevention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19376
Issue Date: 31-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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