Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19375
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pamelaqueirozdasilva.pdfPDF/A21.76 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Chedier, Luciana Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9940026328301089pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2431258136255638pt_BR
dc.contributor.referee2Conde, Bruno Esteves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6874284911392105pt_BR
dc.creatorSilva, Pamela Queiroz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5144796389147006pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-05T11:19:44Z-
dc.date.available2025-09-05-
dc.date.available2025-09-05T11:19:44Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19375-
dc.description.abstractThe teaching of plant evolution faces major challenges, not only because of the complexity of the concepts involved, but also because of so-called botanical imperception, people's tendency to ignore or underestimate the importance of plants in the environment and the prevalence of misconceptions about the evolutionary process. With the aim of promoting a broader and more meaningful understanding of plant evolution, this study developed and implemented an investigative teaching sequence combined with the production of comic books. The research, which was qualitative and interpretative in nature, was carried out with students from the 1st year of secondary school in the full-time course at CIEP Marlene Abib de Oliveira, located in Varre-Sai, Rio de Janeiro. The didactic sequence was based on the levels of investigation proposed by Smithenry (2010) and the degrees of intellectual freedom of Carvalho (2018), covering the 5 dimensions of inquiry-based teaching of the National Research Council (2000). The evaluation took place through an analysis of the comics (HQ), which showed important conceptual advances, such as understanding the evolutionary adaptations of the main plant groups - bryophytes, pteridophytes, gymnosperms and angiosperms - and the perception of botanical diversity. However, difficulties persist in understanding evolution as a non-linear and purposeless process, as seen in the recurrence of teleological discourses in the narratives. The results indicate that the combination of inquiry teaching and comic book production can be a promising methodological alternative for teaching plant evolution, promoting scientific literacy and evidence-based argumentation. We recommend expanding strategies that explicitly address teleological misconceptions, reinforcing the understanding of evolutionary processes in a critical and contextualized way. As a pedagogical product, a digital booklet was produced with the didactic sequence and complementary resources for teaching plant evolution for use by secondary school teachers.pt_BR
dc.description.resumoO ensino da evolução das plantas enfrenta grandes desafios, não apenas pela complexidade dos conceitos envolvidos, mas também pela chamada impercepção botânica, a tendência das pessoas em ignorar ou subestimar a importância das plantas no ambiente e a prevalência de concepções equivocadas sobre o processo evolutivo. Com o objetivo de promover uma compreensão mais ampla sobre a evolução das plantas, este trabalho desenvolveu e implementou uma sequência didática investigativa aliada à produção de histórias em quadrinhos (HQ). A pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, foi realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio do curso de tempo integral no CIEP Marlene Abib de Oliveira, localizado em Varre-Sai, Rio de Janeiro. A sequência didática foi fundamentada nos níveis de investigação propostos por Smithenry (2010) e nos graus de liberdade intelectual de Carvalho (2018), abrangendo as 5 dimensões do ensino por investigação da National Research Council (2000). Avaliação se deu com uma análise das histórias em quadrinhos (HQ) que evidenciou avanços conceituais importantes, como a compreensão das adaptações evolutivas dos principais grupos vegetais - briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas - e a percepção da diversidade botânica. No entanto, persistem dificuldades quanto à compreensão da evolução como um processo não linear e desprovido de finalidade, observadas na recorrência de discursos teleológicos nas narrativas. Os resultados indicam que a combinação entre ensino por investigação e produção de HQ pode ser uma alternativa metodológica promissora para o ensino da evolução vegetal, promovendo a alfabetização científica e a argumentação baseada em evidências. Recomenda-se a ampliação de estratégias que abordem explicitamente os equívocos teleológicos, reforçando a compreensão dos processos evolutivos de forma crítica e contextualizada. Como produto pedagógico foi produzido uma cartilha digital com a sequência didática e com recursos complementares ao ensino de evolução das plantas para uso de professores do ensino médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectBotanypt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectEvolutionpt_BR
dc.subjectInvestigationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titlePlantas em quadrinhos: uma perspectiva metodológica para compreensão dos processos evolutivos por meio de uma abordagem investigativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons