Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19374
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cassandrarosateixeiragomes.pdfPDF/A3.92 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A importância dos microrganismos para a sustentabilidade ambiental: sequência didática com enfoque investigativo
Author: Gomes, Cassandra Rosa Teixeira
First Advisor: Domingues, André Luiz da Silva
Referee Member: Andreazzi, Ana Eliza
Referee Member: Silva, Carolina dos Santos Fernandes da
Resumo: Atualmente, muito se tem discutido sobre as ações do homem na Terra e as consequências de suas atitudes para o futuro da vida no planeta. A destinação correta dos resíduos orgânicos é fundamental para o equilíbrio ambiental e os microrganismos são parte essencial nesse processo. Percebendo a necessidade de melhorias no processo de ensino-aprendizagem sobre os microrganimos, este projeto buscou aliar a Microbiologia à Ecologia. Este projeto teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática baseada no ensino investigativo, para facilitar o aprendizado dos alunos sobre os microrganismos e sua importância, utilizando a compostagem. A metodologia se baseou na investigação teórica e experimental através da aplicação de uma sequência didática tendo como referência o ensino investigativo e instrumentos de dados no formato de questionários aplicados aos alunos e professores avaliadores. Após a aplicação da sequência didática, observouse que a exploração da temática Microbiologia/Microrganismos aliada ao desenvolvimento da compostagem tornou a aprendizagem mais significativa, estimulando a participação dos alunos. Foram confeccionadas 9 composteiras e em uma delas pôde-se observar a formação do húmus. Os estudantes demonstraram avanços na compreensão do conteúdo, momento evidenciado, sobretudo, durante a elaboração dos relatórios e na discussão final onde puderam relatar suas percepções e seu aprendizado.
Abstract: Currently, there has been much discussion about the actions of humankind on Earth and the consequences of their attitudes for the future of life on the planet. The correct disposal of organic waste is fundamental for environmental balance, and microorganisms are an essential part of this process. Recognizing the need for improvements in the teaching-learning process about microorganisms, this project sought to combine Microbiology with Ecology. This project aimed to develop, apply, and evaluate a didactic sequence based on investigative teaching to facilitate student learning about microorganisms and their importance, using composting. The methodology was based on theoretical and experimental investigation through the application of a didactic sequence referencing investigative teaching and data instruments in the form of questionnaires applied to students and evaluating teachers. After the application of the didactic sequence, it was observed that the exploration of the Microbiology/Microorganisms theme combined with the development of composting made learning more meaningful, stimulating student participation. Nine compost bins were made, and humus formation could be observed in one of them. The students demonstrated progress in understanding the content, a moment evidenced mainly during the elaboration of reports and in the final discussion where they could report their perceptions and their learning.
Keywords: Microrganismos
Resíduos orgânicos
Compostagem
Ensino investigativo
Microorganisms
Organic waste
Composting
Inquiry-based learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19374
Issue Date: 27-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons