Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19373
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camiladefreitastebaspereira.pdfPDF/A1.48 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Thiago Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160057701187764pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues Junior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorPereira, Camila de Freitas Tebas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-05T11:17:49Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-05T11:17:49Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19373-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyse the level of commitment of teachers at a state school located in the Zona da Mata Mineira, which is referred to here under the pseudonym ‘Ágape’. Interest in the subject arose when we realised that there were high levels of absenteeism and a lack of involvement by teachers in some of the school's proposals. To guide the study, the following question was raised: what are the levels of commitment of the teachers at Escola Ágape? The theoretical basis adopted is Meyer and Allen's (1991) three-component model of commitment. The methodology adopted involved a mixed approach (qualitative and quantitative), of an exploratory nature, analysing the school's internal documents; a semi-structured interview with the management team and the application of a questionnaire to the teachers. The research revealed the existence of problems that affected organisational commitment, including low participation at the highest decision-making levels in the constitution of the school's normative documents such as the Pedagogical Political Project. The results highlight the need for greater efforts to increase teacher commitment, emphasising the importance of effective interventions in school management. Based on the findings of the field research and in conjunction with the framework studied, an action plan was drawn up proposing strategies that could contribute to raising the level of commitment of the teachers who work at the school.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar o grau de comprometimento dos professores de uma escola estadual, localizada na Zona da Mata Mineira, aqui abordada com o pseudônimo de “Ágape”. O interesse pelo tema surgiu ao se perceber a ocorrência de elevados índices de absenteísmo e da falta de envolvimento de docentes com algumas propostas da escola. Para nortear o estudo, levantou-se a seguinte questão: como se apresentam os níveis de comprometimento dos docentes da Escola Ágape? A base teórica adotada reside no modelo dos três componentes do comprometimento de Meyer e Allen (1991). A metodologia adotada envolveu uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), de caráter exploratório, com análise dos documentos internos da escola; entrevista semiestruturada com a equipe gestora e a aplicação de questionário aos professores. A pesquisa revelou a existência de problemas que afetaram o comprometimento organizacional, incluindo a baixa participação nos níveis de decisão mais elevados para a constituição dos documentos normativos da escola como o Projeto Político Pedagógico. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de maiores esforços para elevar o comprometimento dos professores, destacando a importância de intervenções eficazes na gestão escolar. Com base no que foi levantado na pesquisa de campo e em articulação com o referencial estudado, foi elaborado um plano de ação com a proposição de estratégias que possam contribuir com a elevação do grau de comprometimento dos docentes que atuam na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectAbsenteísmo gestão escolarpt_BR
dc.subjectOrganizational commitmentpt_BR
dc.subjectTeacher workpt_BR
dc.subjectAbsenteeism school managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO comprometimento docente como um desafio para a gestão educacional de uma escola da zona da mata mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons