Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19373
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camiladefreitastebaspereira.pdfPDF/A1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O comprometimento docente como um desafio para a gestão educacional de uma escola da zona da mata mineira
Autor(es): Pereira, Camila de Freitas Tebas
Primeiro Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Almeida, Thiago Gomes de
Membro da banca: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o grau de comprometimento dos professores de uma escola estadual, localizada na Zona da Mata Mineira, aqui abordada com o pseudônimo de “Ágape”. O interesse pelo tema surgiu ao se perceber a ocorrência de elevados índices de absenteísmo e da falta de envolvimento de docentes com algumas propostas da escola. Para nortear o estudo, levantou-se a seguinte questão: como se apresentam os níveis de comprometimento dos docentes da Escola Ágape? A base teórica adotada reside no modelo dos três componentes do comprometimento de Meyer e Allen (1991). A metodologia adotada envolveu uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), de caráter exploratório, com análise dos documentos internos da escola; entrevista semiestruturada com a equipe gestora e a aplicação de questionário aos professores. A pesquisa revelou a existência de problemas que afetaram o comprometimento organizacional, incluindo a baixa participação nos níveis de decisão mais elevados para a constituição dos documentos normativos da escola como o Projeto Político Pedagógico. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de maiores esforços para elevar o comprometimento dos professores, destacando a importância de intervenções eficazes na gestão escolar. Com base no que foi levantado na pesquisa de campo e em articulação com o referencial estudado, foi elaborado um plano de ação com a proposição de estratégias que possam contribuir com a elevação do grau de comprometimento dos docentes que atuam na escola.
Abstract: The aim of this study is to analyse the level of commitment of teachers at a state school located in the Zona da Mata Mineira, which is referred to here under the pseudonym ‘Ágape’. Interest in the subject arose when we realised that there were high levels of absenteeism and a lack of involvement by teachers in some of the school's proposals. To guide the study, the following question was raised: what are the levels of commitment of the teachers at Escola Ágape? The theoretical basis adopted is Meyer and Allen's (1991) three-component model of commitment. The methodology adopted involved a mixed approach (qualitative and quantitative), of an exploratory nature, analysing the school's internal documents; a semi-structured interview with the management team and the application of a questionnaire to the teachers. The research revealed the existence of problems that affected organisational commitment, including low participation at the highest decision-making levels in the constitution of the school's normative documents such as the Pedagogical Political Project. The results highlight the need for greater efforts to increase teacher commitment, emphasising the importance of effective interventions in school management. Based on the findings of the field research and in conjunction with the framework studied, an action plan was drawn up proposing strategies that could contribute to raising the level of commitment of the teachers who work at the school.
Palavras-chave: Comprometimento organizacional
Trabalho docente
Absenteísmo gestão escolar
Organizational commitment
Teacher work
Absenteeism school management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19373
Data do documento: 3-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons