Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19364
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunarayaravitorinodasilva.pdfPDF/A3.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo e beleza: estratégias de uma jovem empresária no mercado de sobrancelhas
Autor(es): Silva, Bruna Rayara Vitorino da
Primeiro Orientador: Oliveira, Solange Riveli de
Membro da banca: Moreira, Nathalia Carvalho
Membro da banca: Souza, Artemiza Oliveira
Resumo: Essa pesquisa aborda o posicionamento de um estúdio de estética administrado por Rafaella Ramos, avaliando fatores que contribuem para sua reputação e sucesso no mercado. A pesquisa mostra a importância do ambiente físico, onde existe uma vista para um dos pontos mais turísticos da cidade, ambiente iluminado, harmônico, fazendo com que cada cliente que passe por lá tenha uma experiência confortável. Além do mais, o agendamento com horário marcado garante praticidade e modernidade, facilitando na organização de tarefas pessoais. As redes sociais funcionam de modo expositor, principalmente a ferramenta Instagram e fortalecem o vínculo com os consumidores, embora o engajamento não seja frequente. A alta qualificação profissional, conexão pessoal e acolhimento, colaboram para a permanência das clientes, que constantemente chegam por indicações. A pesquisa dá ênfase nas estratégias de marketing, gestão de relacionamento e o local de trabalho para o fortalecimento da marca. A título de recomendações, é sugerido ampliar estudos em regiões distintas, e aprofundar nas estratégias de marketing digital para ampliar o crescimento do negócio.
Abstract: This research addresses the positioning of a beauty studio managed by Rafaella Ramos, evaluating factors that contribute to its reputation and success in the market. The study highlights the importance of the physical environment, which features a view of one of the city’s most iconic tourist spots, as well as a well-lit and harmonious space, ensuring that every client who visits experiences comfort. Furthermore, scheduling appointments at set times provides convenience and modernity, facilitating the organization of personal tasks. Social media functions as an exhibition tool, especially Instagram, and strengthens the connection with consumers, although engagement is not frequent. High professional qualification, personal connection, and client care contribute to customer retention, with clients often coming through referrals. The research emphasizes marketing strategies, relationship management, and the workplace environment as key elements for brand strengthening. As recommendations, it is suggested to expand studies to different regions and further explore digital marketing strategies to enhance business growth.
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Sobrancelhas
Marketing digital
Fortalecimento da marca
Female entrepreneurship
Eyebrows
Digital marketing
Brand strengthening
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::MARKETING
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19364
Data do documento: 20-Ago-2025
Aparece nas coleções:Administração - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons