https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19359
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
daniellemarquesramos.pdf | PDF/A | 3.18 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Louza Júnior, Nelson Dantas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3625666209496125 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Eduardo de Amorim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5590543864439119 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | França, Willian Versolati | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5600531171701209 | pt_BR |
dc.creator | Ramos, Danielle Marques | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T10:41:04Z | - |
dc.date.available | 2025-09-02 | - |
dc.date.available | 2025-09-03T10:41:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19359 | - |
dc.description.abstract | The resolution of second-degree equations is a central theme in the Mathematics curriculum of elementary and high school, frequently addressed through the direct application of the quadratic formula. However, this traditional approach can limit students’ conceptual understanding, leading them to mere memorization of procedures, without a significant connection to the underlying mathematical principles. This dissertation, developed within the framework of the Professional Master’s Degree in Mathematics in National Network (PROFMAT), investigates methodological alternatives for solving second-degree equations, exploring their contributions to teaching and learning. Initially, an analysis of the current educational legislation is conducted, including the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC), in order to situate the relevance of the topic in the context of Brazilian schools. Next, historical aspects of Mathematics are explored, highlighting the evolution of quadratic equations and their development over the centuries. In addition to traditional methods, alternative procedures that expand didactic possibilities are presented. The dissertation includes a report of experience regarding the application in the classroom of three specific methods: Al-Khwarizmi’s geometric method, the Single Quotation Method, and the approach developed by Po-Shen Loh. The analysis of the results shows that methodological diversification not only favors a deeper understanding of mathematical content but also sparks greater interest among students and expands the didactic repertoire of teachers. Thus, it is argued that a plural and investigative approach can contribute to a more meaningful and accessible education for different learning profiles. | pt_BR |
dc.description.resumo | A resolução de equações do segundo grau é um tema central no currículo de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, frequentemente abordado por meio da aplicação direta da fórmula quadrática. No entanto, essa abordagem tradicional pode limitar a compreensão conceitual dos alunos, levando-os a uma mera memorização de procedimentos, sem uma conexão significativa com os princípios matemáticos subjacentes. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), investiga alternativas metodológicas para a resolução de equações do segundo grau, explorando suas contribuições para o ensino e a aprendizagem. Inicialmente, realiza-se uma análise da legislação educacional vigente, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de situar a relevância do tema no contexto escolar brasileiro. Em seguida, são explorados aspectos históricos da Matemática, destacando a evolução das equações quadráticas e sua construção ao longo dos séculos. Além dos métodos tradicionais, são apresentados procedimentos alternativos que ampliam as possibilidades didáticas. A dissertação inclui um relato de experiência sobre a aplicação em sala de aula de três métodos específicos: o método geométrico de Al-Khwarizmi, o método das Aspas Simples e a abordagem desenvolvida por Po-Shen Loh. A análise dos resultados evidencia que a diversificação metodológica não apenas favorece uma compreensão mais profunda dos conteúdos matemáticos, mas também desperta maior interesse dos estudantes e amplia o repertório didático dos professores. Dessa forma, argumenta-se que uma abordagem plural e investigativa pode contribuir para um ensino mais significativo e acessível a diferentes perfis de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Equações do segundo grau | pt_BR |
dc.subject | Métodos alternativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Quadratic equations | pt_BR |
dc.subject | Alternative methods | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Equação do 2º grau: resoluções algébricas alternativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License