Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19359
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniellemarquesramos.pdfPDF/A3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Louza Júnior, Nelson Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3625666209496125pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Eduardo de Amorim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590543864439119pt_BR
dc.contributor.referee2França, Willian Versolati-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5600531171701209pt_BR
dc.creatorRamos, Danielle Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-03T10:41:04Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-03T10:41:04Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19359-
dc.description.abstractThe resolution of second-degree equations is a central theme in the Mathematics curriculum of elementary and high school, frequently addressed through the direct application of the quadratic formula. However, this traditional approach can limit students’ conceptual understanding, leading them to mere memorization of procedures, without a significant connection to the underlying mathematical principles. This dissertation, developed within the framework of the Professional Master’s Degree in Mathematics in National Network (PROFMAT), investigates methodological alternatives for solving second-degree equations, exploring their contributions to teaching and learning. Initially, an analysis of the current educational legislation is conducted, including the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC), in order to situate the relevance of the topic in the context of Brazilian schools. Next, historical aspects of Mathematics are explored, highlighting the evolution of quadratic equations and their development over the centuries. In addition to traditional methods, alternative procedures that expand didactic possibilities are presented. The dissertation includes a report of experience regarding the application in the classroom of three specific methods: Al-Khwarizmi’s geometric method, the Single Quotation Method, and the approach developed by Po-Shen Loh. The analysis of the results shows that methodological diversification not only favors a deeper understanding of mathematical content but also sparks greater interest among students and expands the didactic repertoire of teachers. Thus, it is argued that a plural and investigative approach can contribute to a more meaningful and accessible education for different learning profiles.pt_BR
dc.description.resumoA resolução de equações do segundo grau é um tema central no currículo de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, frequentemente abordado por meio da aplicação direta da fórmula quadrática. No entanto, essa abordagem tradicional pode limitar a compreensão conceitual dos alunos, levando-os a uma mera memorização de procedimentos, sem uma conexão significativa com os princípios matemáticos subjacentes. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), investiga alternativas metodológicas para a resolução de equações do segundo grau, explorando suas contribuições para o ensino e a aprendizagem. Inicialmente, realiza-se uma análise da legislação educacional vigente, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de situar a relevância do tema no contexto escolar brasileiro. Em seguida, são explorados aspectos históricos da Matemática, destacando a evolução das equações quadráticas e sua construção ao longo dos séculos. Além dos métodos tradicionais, são apresentados procedimentos alternativos que ampliam as possibilidades didáticas. A dissertação inclui um relato de experiência sobre a aplicação em sala de aula de três métodos específicos: o método geométrico de Al-Khwarizmi, o método das Aspas Simples e a abordagem desenvolvida por Po-Shen Loh. A análise dos resultados evidencia que a diversificação metodológica não apenas favorece uma compreensão mais profunda dos conteúdos matemáticos, mas também desperta maior interesse dos estudantes e amplia o repertório didático dos professores. Dessa forma, argumenta-se que uma abordagem plural e investigativa pode contribuir para um ensino mais significativo e acessível a diferentes perfis de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquações do segundo graupt_BR
dc.subjectMétodos alternativospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectQuadratic equationspt_BR
dc.subjectAlternative methodspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEquação do 2º grau: resoluções algébricas alternativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons